Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26349
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Física no Ensino Fundamental: onde estamos?
Autor: Constantin Júnior, Bruno Felix
Primer orientador: Arantes, Alessandra Riposati
Primer miembro de la banca: Kagimura, Ricardo
Segundo miembro de la banca: Odashima, Mariana
Resumen: O ensino básico brasileiro, principalmente no que diz respeito ao ensino da física sempre trouxe dificuldades para os professores no âmbito de metodologias e currículos a serem abordados, em especial no ensino fundamental, que geralmente não é objeto de trabalho dos professores de física, pois esses nem sempre foram alocados para ministrar as aulas de ciências. Matéria obrigatória e garantida por lei, as ciências naturais objetivam aproximar o indivíduo do entendimento dos fenômenos naturais como um processo de produção de conhecimento. Para entender melhor o papel da física no ensino de ciências no ensino fundamental se fez necessário percorrer a história dos documentos e programas educacionais do Brasil, desde da última constituição em vigor, buscando evidenciar onde está inserido os conteúdos da física. É averiguado no texto que a física, assim como a biologia e a química; áreas do conhecimento de ciências naturais; é posta de forma integradora e interdisciplinar, buscando a melhor compreensão de processos e fenômenos do dia a dia, mostrando que a física como conhecimento individualizado é mais presente apenas no último ano do ensino fundamental; o que não significa a ausência dos conceitos iniciais, bem como experimentações básicas para um futuro entendimento amplo da ciência.
Palabras clave: Ensino fundamental
Física
Ensino básico
Fenômenos naturais
Legislação
Currículo escolar
Conteúdo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CONSTANTIN JÚNIOR, Bruno Felix. A Física no Ensino Fundamental: onde estamos? 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26349
Fecha de defensa: 18-dic-2017
Aparece en las colecciones:TCC - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
A Física no Ensino Fundamental_ onde estamos.pdf752.43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons