Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26295
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2021-07-03
Title: Carreiras em STEM: (Re)construindo a inteligência emocional
Author: Silva, Ana Paula dos Reis
First Advisor: Silva, Lígia Carolina Oliveira
First member of the Committee: Patrocínio, Ana Cláudia
Second member of the Committee: Flauzino, Dulce Pires
Summary: Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre inteligência emocional, percepção e superação de barreiras em mulheres em profissões predominantemente masculinas. Participaram da pesquisa 119 mulheres, com média de idade de 24,3 anos. Dentre elas, 58% estavam empregadas no mercado de trabalho, enquanto 42% eram estudantes universitárias. Foi realizado um survey on-line composto pelo Inventário de Barreiras e Superação na Carreira (CBI e CBI-Coping), Medida de Inteligência Emocional (MIE) e Questionário Sociodemográfico. Os resultados da análise de regressão múltipla indicaram que, quanto maior a inteligência emocional, maiores os índices de superação de barreiras na carreira. Porém, não houve relações significativas entre inteligência emocional e percepções de barreira. Com isso, destaca-se a necessidade de desenvolvimento de políticas e práticas organizacionais que favoreçam a o desenvolvimento da inteligência emocional, especialmente considerando questões de gênero.
Keywords: Mulheres
Barreiras
Superação
Inteligência emocional
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Ana Paula Reis. Carreiras em STEM: (Re)construindo a inteligência emocional. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26295
Date of defense: 3-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CarreirasSTEMReconstruindo.pdf558.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.