Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26295| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Término do embargo: | 2021-07-03 |
| Título: | Carreiras em STEM: (Re)construindo a inteligência emocional |
| Autor(es): | Silva, Ana Paula dos Reis |
| Primeiro orientador: | Silva, Lígia Carolina Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Patrocínio, Ana Cláudia |
| Segundo membro da banca: | Flauzino, Dulce Pires |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre inteligência emocional, percepção e superação de barreiras em mulheres em profissões predominantemente masculinas. Participaram da pesquisa 119 mulheres, com média de idade de 24,3 anos. Dentre elas, 58% estavam empregadas no mercado de trabalho, enquanto 42% eram estudantes universitárias. Foi realizado um survey on-line composto pelo Inventário de Barreiras e Superação na Carreira (CBI e CBI-Coping), Medida de Inteligência Emocional (MIE) e Questionário Sociodemográfico. Os resultados da análise de regressão múltipla indicaram que, quanto maior a inteligência emocional, maiores os índices de superação de barreiras na carreira. Porém, não houve relações significativas entre inteligência emocional e percepções de barreira. Com isso, destaca-se a necessidade de desenvolvimento de políticas e práticas organizacionais que favoreçam a o desenvolvimento da inteligência emocional, especialmente considerando questões de gênero. |
| Palavras-chave: | Mulheres Barreiras Superação Inteligência emocional |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Ana Paula Reis. Carreiras em STEM: (Re)construindo a inteligência emocional. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26295 |
| Data de defesa: | 3-Jul-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CarreirasSTEMReconstruindo.pdf | 558.1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
