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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26287
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4748-3703 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Nanofluidos em um sistema de arrefecimento automotivo |
Título(s) alternativo(s): | Nanofluids in an automotive cooling system |
Autor(es): | Vaz, Abelar Henrique Dias |
Primeiro orientador: | Bandarra Filho, Enio Pedone |
Primeiro coorientador: | Contreras, Edwin Martin Cárdenas |
Primeiro membro da banca: | Santos, Daniel Dall'Onder |
Resumo: | O presente trabalho avaliou o desempenho termohdráulico de nanofluidos de prata à base de uma mistura de água e etilenoglicol (50:50) em um radiador automotivo. Três amostras de nanofluido, com concentrações volumétricas iguais a 0,001%, 0,002% e 0,003% foram preparadas e sua condutividade térmica e viscosidade foram aferidas experimentalmente utilizando um condutivímetro e um viscosímetro rotacional respectivamente. Para os testes de condutividade térmica, a faixa de temperatura avaliada foi de 25 a 55°C, e para a viscosidade, 25 a 95°C. A avaliação do desempenho termohidráulico foi conduzida em uma bancada experimental que permite uma simulação controlada com condições de operação similares às de um sistema de arrefecimento automotivo. A temperatura de incidência do ar no radiador foi mantida constante à 25°C, enquanto que a vazão de nanofluido variou entre 80 e 95g/s. A temperatura de entrada do fluido no radiador variou entre 70 e 90°C, com intervalos de 10°C. Os resultados para a condutividade térmica mostraram um incremento relativo máximo de 1,7% para a concentração 0,002% a 25°C, enquanto que para a viscosidade, um aumento relativo de 5,6% foi observado para a concentração 0,003% à 85°C. Foi observado um aumento relativo máximo de 3,6% na taxa de transferência de calor do nanofluido de concentração 0,003%, a 90g/s e 70°C. Para a perda de carga, um aumento relativo médio de cerca de 2% foi observado para os nanofluidos se comparados ao fluido base. |
Abstract: | The present work evaluated the thermohydraulic performance of silver nanofluids based on a mixture of water and ethylene glycol (50:50) in an automotive radiator. Three nanofluid samples with volumetric concentrations of 0.001%, 0.002% and 0.003% were prepared and their thermal conductivity and viscosity were measured experimentally using a thermal conductivity meter and a rotational viscometer, respectively. For the thermal conductivity tests, the temperature range was from 25 to 55 ° C, and for viscosity, from 25 to 95 ° C. The thermohydraulic performance evaluation was conducted on an experimental bench that allows a controlled simulation with similar operation conditions of an automotive cooling system. The temperature of the air flowing to the radiator was mantained constant at 25°C, and the mass flow of nanofluid varied from 80 to 95g/s. The inlet temperature of the fluid in the radiator varied between 70-90°C, with intervals of 10°C. The results for the thermal conductivity showed a maximum relative increase of 1.7% at the concentration 0.002% at 25°C, whereas for the viscosity, a relative increase of 5.6% was observed at the concentration 0.003% at 85°C. A maximum relative increase of 3.6% was observed in the heat transfer rate of the nanofluid at a concentration of 0.003%, at 90g/s and 70°C. Related to the pressure drop, an average relative increase around 2% was observed for nanofluids in comparison with the base fluid. |
Palavras-chave: | Nanofluidos Prata Condutividade Térmica Viscosidade Transferência de Calor Radiador Automotivo Nanofluids Silver Thermal Conductivity Viscosity Heat Transfer Automotive Radiator |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | VAZ, Abelar Henrique Dias. Nanofluidos em um sistema de arrefecimento automotivo. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26287 |
Data de defesa: | 28-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
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