Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26287
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vaz, Abelar Henrique Dias | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T12:13:37Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T12:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | VAZ, Abelar Henrique Dias. Nanofluidos em um sistema de arrefecimento automotivo. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26287 | - |
dc.description.abstract | The present work evaluated the thermohydraulic performance of silver nanofluids based on a mixture of water and ethylene glycol (50:50) in an automotive radiator. Three nanofluid samples with volumetric concentrations of 0.001%, 0.002% and 0.003% were prepared and their thermal conductivity and viscosity were measured experimentally using a thermal conductivity meter and a rotational viscometer, respectively. For the thermal conductivity tests, the temperature range was from 25 to 55 ° C, and for viscosity, from 25 to 95 ° C. The thermohydraulic performance evaluation was conducted on an experimental bench that allows a controlled simulation with similar operation conditions of an automotive cooling system. The temperature of the air flowing to the radiator was mantained constant at 25°C, and the mass flow of nanofluid varied from 80 to 95g/s. The inlet temperature of the fluid in the radiator varied between 70-90°C, with intervals of 10°C. The results for the thermal conductivity showed a maximum relative increase of 1.7% at the concentration 0.002% at 25°C, whereas for the viscosity, a relative increase of 5.6% was observed at the concentration 0.003% at 85°C. A maximum relative increase of 3.6% was observed in the heat transfer rate of the nanofluid at a concentration of 0.003%, at 90g/s and 70°C. Related to the pressure drop, an average relative increase around 2% was observed for nanofluids in comparison with the base fluid. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Nanofluidos | pt_BR |
dc.subject | Prata | pt_BR |
dc.subject | Condutividade Térmica | pt_BR |
dc.subject | Viscosidade | pt_BR |
dc.subject | Transferência de Calor | pt_BR |
dc.subject | Radiador Automotivo | pt_BR |
dc.subject | Nanofluids | pt_BR |
dc.subject | Silver | pt_BR |
dc.subject | Thermal Conductivity | pt_BR |
dc.subject | Viscosity | pt_BR |
dc.subject | Heat Transfer | pt_BR |
dc.subject | Automotive Radiator | pt_BR |
dc.title | Nanofluidos em um sistema de arrefecimento automotivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Nanofluids in an automotive cooling system | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Contreras, Edwin Martin Cárdenas | - |
dc.contributor.advisor1 | Bandarra Filho, Enio Pedone | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8157552858330455 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Daniel Dall'Onder | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7847006276264872 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho avaliou o desempenho termohdráulico de nanofluidos de prata à base de uma mistura de água e etilenoglicol (50:50) em um radiador automotivo. Três amostras de nanofluido, com concentrações volumétricas iguais a 0,001%, 0,002% e 0,003% foram preparadas e sua condutividade térmica e viscosidade foram aferidas experimentalmente utilizando um condutivímetro e um viscosímetro rotacional respectivamente. Para os testes de condutividade térmica, a faixa de temperatura avaliada foi de 25 a 55°C, e para a viscosidade, 25 a 95°C. A avaliação do desempenho termohidráulico foi conduzida em uma bancada experimental que permite uma simulação controlada com condições de operação similares às de um sistema de arrefecimento automotivo. A temperatura de incidência do ar no radiador foi mantida constante à 25°C, enquanto que a vazão de nanofluido variou entre 80 e 95g/s. A temperatura de entrada do fluido no radiador variou entre 70 e 90°C, com intervalos de 10°C. Os resultados para a condutividade térmica mostraram um incremento relativo máximo de 1,7% para a concentração 0,002% a 25°C, enquanto que para a viscosidade, um aumento relativo de 5,6% foi observado para a concentração 0,003% à 85°C. Foi observado um aumento relativo máximo de 3,6% na taxa de transferência de calor do nanofluido de concentração 0,003%, a 90g/s e 70°C. Para a perda de carga, um aumento relativo médio de cerca de 2% foi observado para os nanofluidos se comparados ao fluido base. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 86 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 59847130 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NanofluidosSistemaArrefecimento.pdf | TCC | 2.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License