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dc.creatorVaz, Abelar Henrique Dias-
dc.date.accessioned2019-07-24T12:13:37Z-
dc.date.available2019-07-24T12:13:37Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationVAZ, Abelar Henrique Dias. Nanofluidos em um sistema de arrefecimento automotivo. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26287-
dc.description.abstractThe present work evaluated the thermohydraulic performance of silver nanofluids based on a mixture of water and ethylene glycol (50:50) in an automotive radiator. Three nanofluid samples with volumetric concentrations of 0.001%, 0.002% and 0.003% were prepared and their thermal conductivity and viscosity were measured experimentally using a thermal conductivity meter and a rotational viscometer, respectively. For the thermal conductivity tests, the temperature range was from 25 to 55 ° C, and for viscosity, from 25 to 95 ° C. The thermohydraulic performance evaluation was conducted on an experimental bench that allows a controlled simulation with similar operation conditions of an automotive cooling system. The temperature of the air flowing to the radiator was mantained constant at 25°C, and the mass flow of nanofluid varied from 80 to 95g/s. The inlet temperature of the fluid in the radiator varied between 70-90°C, with intervals of 10°C. The results for the thermal conductivity showed a maximum relative increase of 1.7% at the concentration 0.002% at 25°C, whereas for the viscosity, a relative increase of 5.6% was observed at the concentration 0.003% at 85°C. A maximum relative increase of 3.6% was observed in the heat transfer rate of the nanofluid at a concentration of 0.003%, at 90g/s and 70°C. Related to the pressure drop, an average relative increase around 2% was observed for nanofluids in comparison with the base fluid.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNanofluidospt_BR
dc.subjectPratapt_BR
dc.subjectCondutividade Térmicapt_BR
dc.subjectViscosidadept_BR
dc.subjectTransferência de Calorpt_BR
dc.subjectRadiador Automotivopt_BR
dc.subjectNanofluidspt_BR
dc.subjectSilverpt_BR
dc.subjectThermal Conductivitypt_BR
dc.subjectViscositypt_BR
dc.subjectHeat Transferpt_BR
dc.subjectAutomotive Radiatorpt_BR
dc.titleNanofluidos em um sistema de arrefecimento automotivopt_BR
dc.title.alternativeNanofluids in an automotive cooling systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Contreras, Edwin Martin Cárdenas-
dc.contributor.advisor1Bandarra Filho, Enio Pedone-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8157552858330455pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniel Dall'Onder-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847006276264872pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho avaliou o desempenho termohdráulico de nanofluidos de prata à base de uma mistura de água e etilenoglicol (50:50) em um radiador automotivo. Três amostras de nanofluido, com concentrações volumétricas iguais a 0,001%, 0,002% e 0,003% foram preparadas e sua condutividade térmica e viscosidade foram aferidas experimentalmente utilizando um condutivímetro e um viscosímetro rotacional respectivamente. Para os testes de condutividade térmica, a faixa de temperatura avaliada foi de 25 a 55°C, e para a viscosidade, 25 a 95°C. A avaliação do desempenho termohidráulico foi conduzida em uma bancada experimental que permite uma simulação controlada com condições de operação similares às de um sistema de arrefecimento automotivo. A temperatura de incidência do ar no radiador foi mantida constante à 25°C, enquanto que a vazão de nanofluido variou entre 80 e 95g/s. A temperatura de entrada do fluido no radiador variou entre 70 e 90°C, com intervalos de 10°C. Os resultados para a condutividade térmica mostraram um incremento relativo máximo de 1,7% para a concentração 0,002% a 25°C, enquanto que para a viscosidade, um aumento relativo de 5,6% foi observado para a concentração 0,003% à 85°C. Foi observado um aumento relativo máximo de 3,6% na taxa de transferência de calor do nanofluido de concentração 0,003%, a 90g/s e 70°C. Para a perda de carga, um aumento relativo médio de cerca de 2% foi observado para os nanofluidos se comparados ao fluido base.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApt_BR
dc.orcid.putcode59847130-
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