Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26256
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7126-5626 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Material didático e ensino de matemática: possibilidades |
Autor(es): | Santos, Viviane Valadares dos |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Bertone, Ana Maria Amarillo |
Segundo membro da banca: | Pinto, Rogério de Melo Costa |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados e as reflexões consequentes de um projeto de estudo que teve como objetivo de pesquisa investigar e analisar a utilização das tecnologias no ensino de matemática na cidade de Buritis – MG, bem como o uso do livro paradidático em alternância com os livros didáticos em sala de aula no ensino de matemática. Outro objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações para o processo de ensino de e de aprendizagem dos alunos e dos professores que os recursos didáticos podem propiciar para o ensino de matemática do Ensino Fundamental e Médio. A metodologia usada caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica e por uma abordagem multirrerencial. A técnica de recolha de dados foi por meio de leituras de artigos, dissertações, consultas on line e questionários. As análises indicam que os docentes não encontram dificuldades em inovar suas aulas e introduzir a tecnologia e os livro paradidáticos na complementação do livro didático em sala de aula, porém não desenvolvem atividades pedagógicas ou fazem uso das tecnologias computacionais na realização da prática pedagógica. Foi possível detectar também resistências junto a alguns professores em relação ao seu uso em sua prática educativa. |
Palavras-chave: | Material didático Ensino de matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Viviane Valadares dos. Material didático e ensino de matemática: possibilidades. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26256 |
Data de defesa: | 12-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaterialDidáticoEnsino.pdf | 766.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons