Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Viviane Valadares dos-
dc.date.accessioned2019-07-23T12:50:49Z-
dc.date.available2019-07-23T12:50:49Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Viviane Valadares dos. Material didático e ensino de matemática: possibilidades. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26256-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleMaterial didático e ensino de matemática: possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Bertone, Ana Maria Amarillo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632921389061617pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Rogério de Melo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0353795702229703pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados e as reflexões consequentes de um projeto de estudo que teve como objetivo de pesquisa investigar e analisar a utilização das tecnologias no ensino de matemática na cidade de Buritis – MG, bem como o uso do livro paradidático em alternância com os livros didáticos em sala de aula no ensino de matemática. Outro objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações para o processo de ensino de e de aprendizagem dos alunos e dos professores que os recursos didáticos podem propiciar para o ensino de matemática do Ensino Fundamental e Médio. A metodologia usada caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica e por uma abordagem multirrerencial. A técnica de recolha de dados foi por meio de leituras de artigos, dissertações, consultas on line e questionários. As análises indicam que os docentes não encontram dificuldades em inovar suas aulas e introduzir a tecnologia e os livro paradidáticos na complementação do livro didático em sala de aula, porém não desenvolvem atividades pedagógicas ou fazem uso das tecnologias computacionais na realização da prática pedagógica. Foi possível detectar também resistências junto a alguns professores em relação ao seu uso em sua prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode59796359-
Appears in Collections:TCC - Matemática (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaterialDidáticoEnsino.pdf766.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons