Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26256
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7126-5626 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Material didático e ensino de matemática: possibilidades |
Autor: | Santos, Viviane Valadares dos |
Primer orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primer miembro de la banca: | Bertone, Ana Maria Amarillo |
Segundo miembro de la banca: | Pinto, Rogério de Melo Costa |
Resumen: | Este trabalho apresenta os resultados e as reflexões consequentes de um projeto de estudo que teve como objetivo de pesquisa investigar e analisar a utilização das tecnologias no ensino de matemática na cidade de Buritis – MG, bem como o uso do livro paradidático em alternância com os livros didáticos em sala de aula no ensino de matemática. Outro objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações para o processo de ensino de e de aprendizagem dos alunos e dos professores que os recursos didáticos podem propiciar para o ensino de matemática do Ensino Fundamental e Médio. A metodologia usada caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica e por uma abordagem multirrerencial. A técnica de recolha de dados foi por meio de leituras de artigos, dissertações, consultas on line e questionários. As análises indicam que os docentes não encontram dificuldades em inovar suas aulas e introduzir a tecnologia e os livro paradidáticos na complementação do livro didático em sala de aula, porém não desenvolvem atividades pedagógicas ou fazem uso das tecnologias computacionais na realização da prática pedagógica. Foi possível detectar também resistências junto a alguns professores em relação ao seu uso em sua prática educativa. |
Palabras clave: | Material didático Ensino de matemática |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Viviane Valadares dos. Material didático e ensino de matemática: possibilidades. 2016. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26256 |
Fecha de defensa: | 12-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaterialDidáticoEnsino.pdf | 766.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons