Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio |
| Autor(es): | Eugênio, Graziela Pereira Lopes |
| Primeiro orientador: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Barcelos, Nora-Ney Santos |
| Segundo membro da banca: | Cicilinni, Graça Aparecida |
| Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis mudanças nas concepções prévias dos alunos do 2º. colegial do Ensino Médio sobre conceitos de Ecologia, a partir da utilização de um jogo didático chamado jogo da sobrevivência, constatando se o mesmo exerce algum tipo de influência no processo ensino — aprendizagem. Para isso o jogo foi aplicado em uma turma de 18 alunos de uma escola da rede pública estadual da cidade de Uberlândia. O trabalho alcançou os objetivos a que se propôs. Através da utilização do jogo da sobrevivência pode—se notar mudanças conceituais nos alunos no que se refere aos conceitos ecológicosObservou-se vários níveis dessas mudanças, tais como, acréscimo de novas concepções, reorganização de concepções existentes e rejeição de antigas concepções. O trabalho mostra a importância e a validade de se utilizar jogos como recurso didático pedagógico em sala de aula, visto que estes potencializam a exploração e a construção do conhecimento por contar com a motivação interna típica do lúdico. Por isso eles pbroporcionam um maior envolvimento do aluno, condição indispensável para a aprendizagem. Nossos resultados indicam que os jogos como atividades didáticas devem ser amplamente utilizados pelos professores. |
| Palavras-chave: | Jogos didáticos Ensino-aprendizagem Educação |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | EUGÊNIO, Graziela Pereira Lopes. Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668 |
| Data de defesa: | 22-Dez-1999 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JogosEnsinoJogo.pdf | 8.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.