Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorEugênio, Graziela Pereira Lopes-
dc.date.accessioned2019-07-02T19:17:11Z-
dc.date.available2019-07-02T19:17:11Z-
dc.date.issued1999-12-22-
dc.identifier.citationEUGÊNIO, Graziela Pereira Lopes. Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleJogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454453778087200pt_BR
dc.contributor.referee1Barcelos, Nora-Ney Santos-
dc.contributor.referee2Cicilinni, Graça Aparecida-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis mudanças nas concepções prévias dos alunos do 2º. colegial do Ensino Médio sobre conceitos de Ecologia, a partir da utilização de um jogo didático chamado jogo da sobrevivência, constatando se o mesmo exerce algum tipo de influência no processo ensino — aprendizagem. Para isso o jogo foi aplicado em uma turma de 18 alunos de uma escola da rede pública estadual da cidade de Uberlândia. O trabalho alcançou os objetivos a que se propôs. Através da utilização do jogo da sobrevivência pode—se notar mudanças conceituais nos alunos no que se refere aos conceitos ecológicosObservou-se vários níveis dessas mudanças, tais como, acréscimo de novas concepções, reorganização de concepções existentes e rejeição de antigas concepções. O trabalho mostra a importância e a validade de se utilizar jogos como recurso didático pedagógico em sala de aula, visto que estes potencializam a exploração e a construção do conhecimento por contar com a motivação interna típica do lúdico. Por isso eles pbroporcionam um maior envolvimento do aluno, condição indispensável para a aprendizagem. Nossos resultados indicam que os jogos como atividades didáticas devem ser amplamente utilizados pelos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogosEnsinoJogo.pdf8.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.