Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Eugênio, Graziela Pereira Lopes | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-02T19:17:11Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-02T19:17:11Z | - |
| dc.date.issued | 1999-12-22 | - |
| dc.identifier.citation | EUGÊNIO, Graziela Pereira Lopes. Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8454453778087200 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Barcelos, Nora-Ney Santos | - |
| dc.contributor.referee2 | Cicilinni, Graça Aparecida | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis mudanças nas concepções prévias dos alunos do 2º. colegial do Ensino Médio sobre conceitos de Ecologia, a partir da utilização de um jogo didático chamado jogo da sobrevivência, constatando se o mesmo exerce algum tipo de influência no processo ensino — aprendizagem. Para isso o jogo foi aplicado em uma turma de 18 alunos de uma escola da rede pública estadual da cidade de Uberlândia. O trabalho alcançou os objetivos a que se propôs. Através da utilização do jogo da sobrevivência pode—se notar mudanças conceituais nos alunos no que se refere aos conceitos ecológicosObservou-se vários níveis dessas mudanças, tais como, acréscimo de novas concepções, reorganização de concepções existentes e rejeição de antigas concepções. O trabalho mostra a importância e a validade de se utilizar jogos como recurso didático pedagógico em sala de aula, visto que estes potencializam a exploração e a construção do conhecimento por contar com a motivação interna típica do lúdico. Por isso eles pbroporcionam um maior envolvimento do aluno, condição indispensável para a aprendizagem. Nossos resultados indicam que os jogos como atividades didáticas devem ser amplamente utilizados pelos professores. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 53 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JogosEnsinoJogo.pdf | 8.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.