Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio |
| Autor: | Eugênio, Graziela Pereira Lopes |
| Primer orientador: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
| Primer miembro de la banca: | Barcelos, Nora-Ney Santos |
| Segundo miembro de la banca: | Cicilinni, Graça Aparecida |
| Resumen: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis mudanças nas concepções prévias dos alunos do 2º. colegial do Ensino Médio sobre conceitos de Ecologia, a partir da utilização de um jogo didático chamado jogo da sobrevivência, constatando se o mesmo exerce algum tipo de influência no processo ensino — aprendizagem. Para isso o jogo foi aplicado em uma turma de 18 alunos de uma escola da rede pública estadual da cidade de Uberlândia. O trabalho alcançou os objetivos a que se propôs. Através da utilização do jogo da sobrevivência pode—se notar mudanças conceituais nos alunos no que se refere aos conceitos ecológicosObservou-se vários níveis dessas mudanças, tais como, acréscimo de novas concepções, reorganização de concepções existentes e rejeição de antigas concepções. O trabalho mostra a importância e a validade de se utilizar jogos como recurso didático pedagógico em sala de aula, visto que estes potencializam a exploração e a construção do conhecimento por contar com a motivação interna típica do lúdico. Por isso eles pbroporcionam um maior envolvimento do aluno, condição indispensável para a aprendizagem. Nossos resultados indicam que os jogos como atividades didáticas devem ser amplamente utilizados pelos professores. |
| Palabras clave: | Jogos didáticos Ensino-aprendizagem Educação |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | EUGÊNIO, Graziela Pereira Lopes. Jogos no ensino: o jogo da sobrevivência como recurso didático para aprendizagem de conceitos ecológicos no Ensino Médio. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25668 |
| Fecha de defensa: | 22-dic-1999 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JogosEnsinoJogo.pdf | 8.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.