Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia
Autor: Lopes, Daniela Pereira
Primer orientador: Barcelos, Nora Ney Santos
Primer miembro de la banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Paula, Cecília Lomônaco de
Resumen: O objetivo da presente pesquisa foi conhecer o que pensam e como sentem os estagiários de Biologia frente à prática do Planejamento de Ensino. Ao se depararem com a ideia de elaborarem um Planejamento de Ensino e executa-lo em uma sala de aula, muitos licenciandos se sentem perdidos, sem saberem o que fazer e por onde começar, consequentemente procuram modelos já prontos para reproduzirem. Isso leva à elaboração de um Planejamento sem reflexão e que provavelmente não garante uma aprendizagem significativa. Ás vezes a falta de esclarecimento sobre o seu significado, sua estrutura e importância levam os licenciandos a acreditarem que o Planejamento é desnecessário na formação do professor e mais ainda, que não existe relação teoria— prática pedagógica em educação. É necessário que essas concepções mudem no quadro da Habilitação Licenciatura, e preciso conscientização dos graduandos em Ciências Biológicas desde o inicio de sua formação, ao ingressarem na Universidade. É preciso também que haja interdisciplinariedade entre as disciplinas pedagógicas, principalmente porque as mesmas constituem alicerce para que os licenciandos possam chegar a Prática de Ensino com fundamentação teórica suficiente para aplicarem em sala de aula.
Palabras clave: Planejamento de ensino
Educação
Licenciandos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LOPES, Daniela Pereira. O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia. 1999. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620
Fecha de defensa: 22-dic-1999
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SignificadoPlanejamentoEnsino.pdf13.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.