Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia |
| Autor: | Lopes, Daniela Pereira |
| Primer orientador: | Barcelos, Nora Ney Santos |
| Primer miembro de la banca: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
| Segundo miembro de la banca: | Paula, Cecília Lomônaco de |
| Resumen: | O objetivo da presente pesquisa foi conhecer o que pensam e como sentem os estagiários de Biologia frente à prática do Planejamento de Ensino. Ao se depararem com a ideia de elaborarem um Planejamento de Ensino e executa-lo em uma sala de aula, muitos licenciandos se sentem perdidos, sem saberem o que fazer e por onde começar, consequentemente procuram modelos já prontos para reproduzirem. Isso leva à elaboração de um Planejamento sem reflexão e que provavelmente não garante uma aprendizagem significativa. Ás vezes a falta de esclarecimento sobre o seu significado, sua estrutura e importância levam os licenciandos a acreditarem que o Planejamento é desnecessário na formação do professor e mais ainda, que não existe relação teoria— prática pedagógica em educação. É necessário que essas concepções mudem no quadro da Habilitação Licenciatura, e preciso conscientização dos graduandos em Ciências Biológicas desde o inicio de sua formação, ao ingressarem na Universidade. É preciso também que haja interdisciplinariedade entre as disciplinas pedagógicas, principalmente porque as mesmas constituem alicerce para que os licenciandos possam chegar a Prática de Ensino com fundamentação teórica suficiente para aplicarem em sala de aula. |
| Palabras clave: | Planejamento de ensino Educação Licenciandos |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | LOPES, Daniela Pereira. O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia. 1999. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620 |
| Fecha de defensa: | 22-dic-1999 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SignificadoPlanejamentoEnsino.pdf | 13.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.