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dc.creatorLopes, Daniela Pereira-
dc.date.accessioned2019-07-01T23:44:16Z-
dc.date.available2019-07-01T23:44:16Z-
dc.date.issued1999-12-22-
dc.identifier.citationLOPES, Daniela Pereira. O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia. 1999. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLicenciandospt_BR
dc.titleO significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barcelos, Nora Ney Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668672753853363pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Paula, Cecília Lomônaco de-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa foi conhecer o que pensam e como sentem os estagiários de Biologia frente à prática do Planejamento de Ensino. Ao se depararem com a ideia de elaborarem um Planejamento de Ensino e executa-lo em uma sala de aula, muitos licenciandos se sentem perdidos, sem saberem o que fazer e por onde começar, consequentemente procuram modelos já prontos para reproduzirem. Isso leva à elaboração de um Planejamento sem reflexão e que provavelmente não garante uma aprendizagem significativa. Ás vezes a falta de esclarecimento sobre o seu significado, sua estrutura e importância levam os licenciandos a acreditarem que o Planejamento é desnecessário na formação do professor e mais ainda, que não existe relação teoria— prática pedagógica em educação. É necessário que essas concepções mudem no quadro da Habilitação Licenciatura, e preciso conscientização dos graduandos em Ciências Biológicas desde o inicio de sua formação, ao ingressarem na Universidade. É preciso também que haja interdisciplinariedade entre as disciplinas pedagógicas, principalmente porque as mesmas constituem alicerce para que os licenciandos possam chegar a Prática de Ensino com fundamentação teórica suficiente para aplicarem em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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