Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Lopes, Daniela Pereira | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-01T23:44:16Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-01T23:44:16Z | - |
| dc.date.issued | 1999-12-22 | - |
| dc.identifier.citation | LOPES, Daniela Pereira. O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia. 1999. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Licenciandos | pt_BR |
| dc.title | O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barcelos, Nora Ney Santos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0668672753853363 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2 | Paula, Cecília Lomônaco de | - |
| dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo da presente pesquisa foi conhecer o que pensam e como sentem os estagiários de Biologia frente à prática do Planejamento de Ensino. Ao se depararem com a ideia de elaborarem um Planejamento de Ensino e executa-lo em uma sala de aula, muitos licenciandos se sentem perdidos, sem saberem o que fazer e por onde começar, consequentemente procuram modelos já prontos para reproduzirem. Isso leva à elaboração de um Planejamento sem reflexão e que provavelmente não garante uma aprendizagem significativa. Ás vezes a falta de esclarecimento sobre o seu significado, sua estrutura e importância levam os licenciandos a acreditarem que o Planejamento é desnecessário na formação do professor e mais ainda, que não existe relação teoria— prática pedagógica em educação. É necessário que essas concepções mudem no quadro da Habilitação Licenciatura, e preciso conscientização dos graduandos em Ciências Biológicas desde o inicio de sua formação, ao ingressarem na Universidade. É preciso também que haja interdisciplinariedade entre as disciplinas pedagógicas, principalmente porque as mesmas constituem alicerce para que os licenciandos possam chegar a Prática de Ensino com fundamentação teórica suficiente para aplicarem em sala de aula. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 79 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SignificadoPlanejamentoEnsino.pdf | 13.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.