Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia |
| Author: | Lopes, Daniela Pereira |
| First Advisor: | Barcelos, Nora Ney Santos |
| First member of the Committee: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
| Second member of the Committee: | Paula, Cecília Lomônaco de |
| Summary: | O objetivo da presente pesquisa foi conhecer o que pensam e como sentem os estagiários de Biologia frente à prática do Planejamento de Ensino. Ao se depararem com a ideia de elaborarem um Planejamento de Ensino e executa-lo em uma sala de aula, muitos licenciandos se sentem perdidos, sem saberem o que fazer e por onde começar, consequentemente procuram modelos já prontos para reproduzirem. Isso leva à elaboração de um Planejamento sem reflexão e que provavelmente não garante uma aprendizagem significativa. Ás vezes a falta de esclarecimento sobre o seu significado, sua estrutura e importância levam os licenciandos a acreditarem que o Planejamento é desnecessário na formação do professor e mais ainda, que não existe relação teoria— prática pedagógica em educação. É necessário que essas concepções mudem no quadro da Habilitação Licenciatura, e preciso conscientização dos graduandos em Ciências Biológicas desde o inicio de sua formação, ao ingressarem na Universidade. É preciso também que haja interdisciplinariedade entre as disciplinas pedagógicas, principalmente porque as mesmas constituem alicerce para que os licenciandos possam chegar a Prática de Ensino com fundamentação teórica suficiente para aplicarem em sala de aula. |
| Keywords: | Planejamento de ensino Educação Licenciandos |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | LOPES, Daniela Pereira. O significado do planejamento de ensino na formação do professor, de ciências e biologia da Universidade Federal de Uberlândia. 1999. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25620 |
| Date of defense: | 22-Dec-1999 |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SignificadoPlanejamentoEnsino.pdf | 13.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.