Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25569
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9393-4835
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de comércio
Título(s) alternativo(s): Mapping processes: a case study in the commerce sector
Autor(es): Soares, Rafael Fernandes
Primeiro orientador: Silva, Vanessa Ramos da
Resumo: A avaliação dos processos de uma empresa auxilia no aperfeiçoamento das práticas já realizadas e na busca de novas alternativas. O presente artigo tem como objetivo identificar os processos realizados por um comércio do setor de bar/alimentação em Uberlândia com seus fornecedores, destaque para os processos de pesquisa de mercado, negociação e compras. No tópico de fundamentação teórica do projeto são abordadas questões como o mapeamento de processos, ferramenta utilizada para identificar e analisar os procedimentos já citados do estabelecimento, fluxograma e objetivos de desempenho. A metodologia teve caráter descritivo de pesquisa, com análise qualitativa e o procedimento de coleta de dados foi em forma de estudo de caso, onde foram feitas entrevistas com o proprietário do objeto de estudo. Como resultado, após as análises dos aspectos citados, foram feitas sugestões para otimização dos processos do estabelecimento visando melhoria das negociações com fornecedores buscando excelência na entrega do produto ao consumidor final.
Abstract: The evaluation of a company's processes assists in the improvement of the practices already carried out and in the search for new alternatives. The present work has as purpose to identify the processes performed by a bar/food sector trade in Uberlândia with it’s suppliers, highlighting the processes of market research, negotiation and purchases. The topic of theoretical basis of the project addresses issues such as process mapping, a tool used to identify and analyze the already cited procedures of the establishment, flow chart and performance objectives. The methodology of research was descriptive, with qualitative analysis and the procedure of data collection was in the form of a case study, where interviews were made with the owner of the object of study. As a result, after the analyzes of the mentioned aspects, suggestions were made to optimize the processes of the establishment aiming at improving negotiations with suppliers seeking excellence in the delivery of the product to the final consumer.
Palavras-chave: Fornecedores
Processos
Tomada de Decisão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOARES, Rafael Fernandes. Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de comércio. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25569
Data de defesa: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MapeamentoProcessosEstudo.pdf308.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons