Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Rafael Fernandes-
dc.date.accessioned2019-07-01T18:13:29Z-
dc.date.available2019-07-01T18:13:29Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationSOARES, Rafael Fernandes. Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de comércio. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25569-
dc.description.abstractThe evaluation of a company's processes assists in the improvement of the practices already carried out and in the search for new alternatives. The present work has as purpose to identify the processes performed by a bar/food sector trade in Uberlândia with it’s suppliers, highlighting the processes of market research, negotiation and purchases. The topic of theoretical basis of the project addresses issues such as process mapping, a tool used to identify and analyze the already cited procedures of the establishment, flow chart and performance objectives. The methodology of research was descriptive, with qualitative analysis and the procedure of data collection was in the form of a case study, where interviews were made with the owner of the object of study. As a result, after the analyzes of the mentioned aspects, suggestions were made to optimize the processes of the establishment aiming at improving negotiations with suppliers seeking excellence in the delivery of the product to the final consumer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFornecedorespt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.titleMapeamento de processos: um estudo de caso no setor de comérciopt_BR
dc.title.alternativeMapping processes: a case study in the commerce sectorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vanessa Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6821937129962216pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA avaliação dos processos de uma empresa auxilia no aperfeiçoamento das práticas já realizadas e na busca de novas alternativas. O presente artigo tem como objetivo identificar os processos realizados por um comércio do setor de bar/alimentação em Uberlândia com seus fornecedores, destaque para os processos de pesquisa de mercado, negociação e compras. No tópico de fundamentação teórica do projeto são abordadas questões como o mapeamento de processos, ferramenta utilizada para identificar e analisar os procedimentos já citados do estabelecimento, fluxograma e objetivos de desempenho. A metodologia teve caráter descritivo de pesquisa, com análise qualitativa e o procedimento de coleta de dados foi em forma de estudo de caso, onde foram feitas entrevistas com o proprietário do objeto de estudo. Como resultado, após as análises dos aspectos citados, foram feitas sugestões para otimização dos processos do estabelecimento visando melhoria das negociações com fornecedores buscando excelência na entrega do produto ao consumidor final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode59049035-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MapeamentoProcessosEstudo.pdf308.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons