Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25512
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Avaliação de tipos e mecanismos de desgastes de broca de metal duro revestidas por TiN e TiAlN na furação do aço ABNT 1045 |
Alternate title (s): | Evaluation of types and wear mechanisms of TiN and TiAlN coated cemented carbide drills when machining AISI 1045 |
Author: | Carvalho, Matheus Pereira |
First Advisor: | Sales, Wisley Falco |
First member of the Committee: | Costa, Éder Silva |
Second member of the Committee: | Da Silva, Leonardo Rosa RIbeiro |
Summary: | Na indústria de manufatura é muito utilizado o processo de furação, na grande maioria das peças fabricadas ao menos um furo as mesmas possuem, seja para sua fixação, para lubrificação, alívio de tensão entre outros. Por esse motivo é importante conhecer o desempenho de brocas, quanto ao material, revestimento, pois os mesmos possibilitam usinar com menor tempo, usando grandes avanços e velocidades de corte. Porém durante este processo as ferramentas aquecem e sofrem altos desgastes, alterando as dimensões pretendidas das peças, afim de minimizar esses efeitos são utilizados os fluidos de corte. O presente trabalho avaliou a vida e os mecanismos de desgaste de brocas de metal duro (grãos ultra-finos) integral revestidas TiN e TiAlN pelo processo CVD na furação do aço AISI 1045, em três velocidades de corte 60, 120 e 180 m/min, com aplicação de fluido de corte na forma de mínima quantidade de lubrificação (MQL) vazão 74 ml/h e na forma de jorro com concentração 5% e vazão 1269 l/h. O desgaste das brocas com revestimento TiAlN apresentou menores valores em comparação com TiN. Na velocidade de 60 m/min na aplicação de jorro obteve menor desgaste, porém para a utilização de velocidades de cortes 120 e 180 m/min a aplicação de MQL obteve os resultados mais satisfatórios. No que se refere ao tipo de desgaste predominou o desgaste de flanco e os mecanismos para os dois tipos de revestimentos avaliados foram adesão e a abrasão. |
Abstract: | In the manufacturing industry the drilling process is widely used, in the great majority of the work parts manufactured at least one hole they have, either for their fixation, for lubrication, tension relief among others. For this reason, it is important to know the performance of drills, in terms of material and coating, since they can be machined with less time, using great feed rates and cutting speeds. However, during this process, the tools heat and suffer high wear, altering the desired dimensions of the holes, in order to minimize these effects are used the cutting fluids. The present work evaluated the life and wear mechanisms of TiN and TiAlN coated full length ultra-fine carbide drills by the CVD process in the AISI 1045 steel drilling at three cutting speeds 60, 120 and 180 m/min, with application of cutting fluid Blasocut BC 40 NF in the minimum quantity of lubrication (MQL), flow rate 74 ml/h and in overhead position ME-1 fluid with 5% concentration and flow 1269 l/h. The wear of the TiAlN coated drills showed better results than the TiN, compared to the cutting speed at 120 m/min obtained better performance except for the TiN coating with MQL method. Regarding to the wear mechanism, the adhesion phenomena was the dominant. Adhesion and abrasion were the dominant wear mechanisms in the whole work. |
Keywords: | Processo de furação Drilling process Revestimento TiN e TiAlN TiN and TiAlN coatings Fluido de corte Cutting fluid Tipos e mecanismos de desgaste Types and wear mechanisms |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::MAQUINAS DE USINAGEM E CONFORMACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CARVALHO, Matheus Pereira. Avaliação de Tipos e Mecanismos de Desgastes de Broca de Metal Duro Revestidas por TiN e TiAlN na Furação do Aço ABNT 1045. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25512 |
Date of defense: | 24-May-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliaçãoTiposMecanismos .pdf | TCC | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License