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dc.creatorCarvalho, Matheus Pereira-
dc.date.accessioned2019-06-25T21:53:36Z-
dc.date.available2019-06-25T21:53:36Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationCARVALHO, Matheus Pereira. Avaliação de Tipos e Mecanismos de Desgastes de Broca de Metal Duro Revestidas por TiN e TiAlN na Furação do Aço ABNT 1045. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25512-
dc.description.abstractIn the manufacturing industry the drilling process is widely used, in the great majority of the work parts manufactured at least one hole they have, either for their fixation, for lubrication, tension relief among others. For this reason, it is important to know the performance of drills, in terms of material and coating, since they can be machined with less time, using great feed rates and cutting speeds. However, during this process, the tools heat and suffer high wear, altering the desired dimensions of the holes, in order to minimize these effects are used the cutting fluids. The present work evaluated the life and wear mechanisms of TiN and TiAlN coated full length ultra-fine carbide drills by the CVD process in the AISI 1045 steel drilling at three cutting speeds 60, 120 and 180 m/min, with application of cutting fluid Blasocut BC 40 NF in the minimum quantity of lubrication (MQL), flow rate 74 ml/h and in overhead position ME-1 fluid with 5% concentration and flow 1269 l/h. The wear of the TiAlN coated drills showed better results than the TiN, compared to the cutting speed at 120 m/min obtained better performance except for the TiN coating with MQL method. Regarding to the wear mechanism, the adhesion phenomena was the dominant. Adhesion and abrasion were the dominant wear mechanisms in the whole work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectProcesso de furaçãopt_BR
dc.subjectDrilling processpt_BR
dc.subjectRevestimento TiN e TiAlNpt_BR
dc.subjectTiN and TiAlN coatingspt_BR
dc.subjectFluido de cortept_BR
dc.subjectCutting fluidpt_BR
dc.subjectTipos e mecanismos de desgastept_BR
dc.subjectTypes and wear mechanismspt_BR
dc.titleAvaliação de tipos e mecanismos de desgastes de broca de metal duro revestidas por TiN e TiAlN na furação do aço ABNT 1045pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of types and wear mechanisms of TiN and TiAlN coated cemented carbide drills when machining AISI 1045pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Wisley Falco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763067J2pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Éder Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701060E6pt_BR
dc.contributor.referee2Da Silva, Leonardo Rosa RIbeiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8151561E0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNa indústria de manufatura é muito utilizado o processo de furação, na grande maioria das peças fabricadas ao menos um furo as mesmas possuem, seja para sua fixação, para lubrificação, alívio de tensão entre outros. Por esse motivo é importante conhecer o desempenho de brocas, quanto ao material, revestimento, pois os mesmos possibilitam usinar com menor tempo, usando grandes avanços e velocidades de corte. Porém durante este processo as ferramentas aquecem e sofrem altos desgastes, alterando as dimensões pretendidas das peças, afim de minimizar esses efeitos são utilizados os fluidos de corte. O presente trabalho avaliou a vida e os mecanismos de desgaste de brocas de metal duro (grãos ultra-finos) integral revestidas TiN e TiAlN pelo processo CVD na furação do aço AISI 1045, em três velocidades de corte 60, 120 e 180 m/min, com aplicação de fluido de corte na forma de mínima quantidade de lubrificação (MQL) vazão 74 ml/h e na forma de jorro com concentração 5% e vazão 1269 l/h. O desgaste das brocas com revestimento TiAlN apresentou menores valores em comparação com TiN. Na velocidade de 60 m/min na aplicação de jorro obteve menor desgaste, porém para a utilização de velocidades de cortes 120 e 180 m/min a aplicação de MQL obteve os resultados mais satisfatórios. No que se refere ao tipo de desgaste predominou o desgaste de flanco e os mecanismos para os dois tipos de revestimentos avaliados foram adesão e a abrasão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO::MAQUINAS DE USINAGEM E CONFORMACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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