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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25193
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Compostagem domiciliar: uma alternativa para redução do descarte de resíduos orgânicos |
Autor(es): | Malta, Tamize Machado |
Primeiro orientador: | Soares, Ângela Maria |
Resumo: | O modo de produção industrial em larga escala combinado ao consumo compulsivo e exacerbado, tem gerado reflexos negativos no nosso meio ambiente, como por exemplo o acúmulo de lixo devido à baixa taxa de reciclagem, originando a disseminação de animais vetores de doenças, a emissão de gases de efeito estufa e a poluição dos lençóis freáticos por meio do chorume. A Lei Nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010), vem formalizando os incentivos a melhoria da situação sanitária e dos resíduos sólidos no Brasil. Entretanto, mesmo estando em vigor há sete anos, a geração de resíduos se mantém em patamares elevados, a reciclagem ainda patina, e o país tem mais de três mil municípios com destinação inadequada, apesar da proibição existente desde 1981 e do prazo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ter-se encerrado em 2014. Diante desta problemática, este trabalho tem como objetivo enfatizar a importância da reciclagem dos resíduos, através da compostagem, visto que a fração orgânica corresponde a 50% do total dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A compostagem apresenta uma série de vantagens, pois a reciclagem deste material pode promover resultados diretos e indiretos nas áreas econômica, social, sanitária e na segurança alimentar de uma cidade ou região. Neste trabalho apresentaremos três experimentos com compostagem, um instalado em um casa, um em um apartamento e um em uma escola. A escolha dos locais de instalação tem como objetivo demonstrar que a compostagem pode ser realizada em qualquer ambiente, desde os mais pequenos e fechados, como o apartamento, aos maiores e com volume mais abundante de resíduos, como a escola. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a metodologia Pesquisa-Ação-Participativa que é uma metodologia dentro de um processo vivencial, um processo que inclui simultaneamente educação de adultos, pesquisa científica e ação social ou política. Portanto, ao estabelecer uma relação entre Gestão de Resíduos e Educação Ambiental promove-se a conscientização através do processo participativo, na qual o indivíduo atua ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais, buscando as possíveis soluções, tornando-se um agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes com uma conduta ética condizente ao exercício da cidadania. Para isso, a educação assume papel vital, nesse processo, como vetor de constantes debates sobre a questão. |
Palavras-chave: | Resíduos Waste Compostagem Composting Educação Ambiental Environmental Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MALTA, Tamize Machado. Compostagem domiciliar: uma alternativa para redução do descarte de resíduos orgânicos. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25193 |
Data de defesa: | 20-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
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