Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG. |
Autor(es): | Campos, Daniel Lacerda |
Primeiro orientador: | Paula, Cecilia Lomônaco de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Renata Carmo de |
Segundo membro da banca: | Reis, Nilson Santos dos |
Resumo: | A disciplina é um tema muito complexo, sendo que seu conceito varia de acordo com os valores culturais de uma determinada época e sociedade. Como a escola prioriza a imagem de um aluno submisso e temeroso, muitas vezes, a disciplina escolar é considerada como o conjunto de regras que devem ser obedecidas para o êxito do aprendizado. Este trabalho tem como objetivos ouvir a opinião da comunidade escolar sobre a indisciplina na Escola Estadual José Inácio de Souza, bem como analisar o número e a natureza das advertência ocorridas nos anos de 2002 e 2003. Para isso foram analisados os registros de ocorrências disciplinares aplicados aos alunos nos anos mencionados, observando o sexo, a data de emissão a matéria em que foi efetuada a ocorrência e o motivo da mesma. Numa segunda etapa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber a opinião do corpo administrativo, docentes e discentes. O turno matutino é o que apresentou maior número de advertências, sendo o primeiro ano do ensino médio a série com o maior número de ocorrências. A disciplina Língua Portuguesa foi a que apresentou maior número de advertências nos três turnos. Já os motivos mais frequentes foram: conversas e brincadeiras, seguido por matar aula e ato de desrespeito. Os motivos mais frequentes de advertências diferiram entre os turnos, sendo conversas e brincadeiras mais comuns no matutino, agressão no vespertino e matar aulas no noturno. Em relação ao gênero, 77% das ocorrências foram dadas aos alunos e 23% para as alunas. Além disso, o conceito sobre indisciplina é muito pessoal, o que evidencia a complexidade do tema pela variedade de respostas obtidas. também fica clara a insatisfação dos alunos em relação ao autoritarismo de alguns professores. |
Palavras-chave: | Educação Indisciplina Advertências disciplinares |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CAMPOS, Daniel Lacerda. O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082 |
Data de defesa: | 20-Jan-2005 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RegimeDisciplinarEscola.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.