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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Campos, Daniel Lacerda | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-08T20:03:33Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-08T20:03:33Z | - |
| dc.date.issued | 2005-01-20 | - |
| dc.identifier.citation | CAMPOS, Daniel Lacerda. O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
| dc.subject | Advertências disciplinares | pt_BR |
| dc.title | O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Paula, Cecilia Lomônaco de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6002812577975748 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Renata Carmo de | - |
| dc.contributor.referee2 | Reis, Nilson Santos dos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6810125407815284 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A disciplina é um tema muito complexo, sendo que seu conceito varia de acordo com os valores culturais de uma determinada época e sociedade. Como a escola prioriza a imagem de um aluno submisso e temeroso, muitas vezes, a disciplina escolar é considerada como o conjunto de regras que devem ser obedecidas para o êxito do aprendizado. Este trabalho tem como objetivos ouvir a opinião da comunidade escolar sobre a indisciplina na Escola Estadual José Inácio de Souza, bem como analisar o número e a natureza das advertência ocorridas nos anos de 2002 e 2003. Para isso foram analisados os registros de ocorrências disciplinares aplicados aos alunos nos anos mencionados, observando o sexo, a data de emissão a matéria em que foi efetuada a ocorrência e o motivo da mesma. Numa segunda etapa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber a opinião do corpo administrativo, docentes e discentes. O turno matutino é o que apresentou maior número de advertências, sendo o primeiro ano do ensino médio a série com o maior número de ocorrências. A disciplina Língua Portuguesa foi a que apresentou maior número de advertências nos três turnos. Já os motivos mais frequentes foram: conversas e brincadeiras, seguido por matar aula e ato de desrespeito. Os motivos mais frequentes de advertências diferiram entre os turnos, sendo conversas e brincadeiras mais comuns no matutino, agressão no vespertino e matar aulas no noturno. Em relação ao gênero, 77% das ocorrências foram dadas aos alunos e 23% para as alunas. Além disso, o conceito sobre indisciplina é muito pessoal, o que evidencia a complexidade do tema pela variedade de respostas obtidas. também fica clara a insatisfação dos alunos em relação ao autoritarismo de alguns professores. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RegimeDisciplinarEscola.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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