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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCampos, Daniel Lacerda-
dc.date.accessioned2019-05-08T20:03:33Z-
dc.date.available2019-05-08T20:03:33Z-
dc.date.issued2005-01-20-
dc.identifier.citationCAMPOS, Daniel Lacerda. O regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25082-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectAdvertências disciplinarespt_BR
dc.titleO regime disciplinar na Escola Estadual José Inácio de Souza de Uberlândia, MG.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Cecilia Lomônaco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6002812577975748pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.referee2Reis, Nilson Santos dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6810125407815284pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA disciplina é um tema muito complexo, sendo que seu conceito varia de acordo com os valores culturais de uma determinada época e sociedade. Como a escola prioriza a imagem de um aluno submisso e temeroso, muitas vezes, a disciplina escolar é considerada como o conjunto de regras que devem ser obedecidas para o êxito do aprendizado. Este trabalho tem como objetivos ouvir a opinião da comunidade escolar sobre a indisciplina na Escola Estadual José Inácio de Souza, bem como analisar o número e a natureza das advertência ocorridas nos anos de 2002 e 2003. Para isso foram analisados os registros de ocorrências disciplinares aplicados aos alunos nos anos mencionados, observando o sexo, a data de emissão a matéria em que foi efetuada a ocorrência e o motivo da mesma. Numa segunda etapa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber a opinião do corpo administrativo, docentes e discentes. O turno matutino é o que apresentou maior número de advertências, sendo o primeiro ano do ensino médio a série com o maior número de ocorrências. A disciplina Língua Portuguesa foi a que apresentou maior número de advertências nos três turnos. Já os motivos mais frequentes foram: conversas e brincadeiras, seguido por matar aula e ato de desrespeito. Os motivos mais frequentes de advertências diferiram entre os turnos, sendo conversas e brincadeiras mais comuns no matutino, agressão no vespertino e matar aulas no noturno. Em relação ao gênero, 77% das ocorrências foram dadas aos alunos e 23% para as alunas. Além disso, o conceito sobre indisciplina é muito pessoal, o que evidencia a complexidade do tema pela variedade de respostas obtidas. também fica clara a insatisfação dos alunos em relação ao autoritarismo de alguns professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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