Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25061
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma proposta de Educação Ambiental efetiva: práticas de compostagem e separação de resíduos inertes no Ensino Fundamental |
Autor(es): | Leite, Maria Clara Ribeiro |
Primeiro orientador: | Fehr, Manfred |
Primeiro membro da banca: | Grossi, Sueli Del |
Segundo membro da banca: | Fernandes, Elizabeth Chirieleison |
Resumo: | Este trabalho vem como uma proposta efetiva para que a instituição escolar possa, além de diminuir significantemente seu potencial degradador seja formadora de novos conceitos e paradigmas formando cidadãos mais conscientes e integrados ao restante do meio ambiente. Para isso, uma pesquisa-ação foi feita em uma escola municipal de ensino fundamental Domingos Pimentel de Ulhôa, no Município de Uberlândia. Através da participação ativa dos sujeitos na produção de composto orgânico a partir de resíduos sólidos orgânicos e da caracterização e separação dos resíduos inorgânicos, foi proposto que os alunos alterassem seu ponto de vista em relação ao que era visto até então como lixo e que se tornassem agentes cuidadores responsáveis do meio ambiente. Através do trabalho realizado pelos estudantes foram desviados do aterro sanitário 200 quilogramas por mês de material biodegradável e 166 quilogramas por mês de materiais inorgânicos. Pôde-se observar que apesar de apresentarem uma visão romantizada e um tanto dualista do Meio Ambiente, se mostram abertos à mudança de olhar a cerca do mundo que os cerca. |
Palavras-chave: | Compostagem Educação para a sustentabilidade Ensino fundamental Percepção ambiental Resíduos sólidos urbanos Separação de resíduos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LEITE, Maria Clara Ribeiro. Uma proposta de Educação Ambiental efetiva: práticas de compostagem e separação de resíduos inertes no Ensino Fundamental. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25061 |
Data de defesa: | 28-Abr-2006 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PropostaEducacaoAmbiental.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.