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dc.creatorLeite, Maria Clara Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-05-07T22:28:24Z-
dc.date.available2019-05-07T22:28:24Z-
dc.date.issued2006-04-28-
dc.identifier.citationLEITE, Maria Clara Ribeiro. Uma proposta de Educação Ambiental efetiva: práticas de compostagem e separação de resíduos inertes no Ensino Fundamental. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25061-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectEducação para a sustentabilidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidos urbanospt_BR
dc.subjectSeparação de resíduospt_BR
dc.titleUma proposta de Educação Ambiental efetiva: práticas de compostagem e separação de resíduos inertes no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fehr, Manfred-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6110791257353107pt_BR
dc.contributor.referee1Grossi, Sueli Del-
dc.contributor.referee2Fernandes, Elizabeth Chirieleison-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0464868999585663pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho vem como uma proposta efetiva para que a instituição escolar possa, além de diminuir significantemente seu potencial degradador seja formadora de novos conceitos e paradigmas formando cidadãos mais conscientes e integrados ao restante do meio ambiente. Para isso, uma pesquisa-ação foi feita em uma escola municipal de ensino fundamental Domingos Pimentel de Ulhôa, no Município de Uberlândia. Através da participação ativa dos sujeitos na produção de composto orgânico a partir de resíduos sólidos orgânicos e da caracterização e separação dos resíduos inorgânicos, foi proposto que os alunos alterassem seu ponto de vista em relação ao que era visto até então como lixo e que se tornassem agentes cuidadores responsáveis do meio ambiente. Através do trabalho realizado pelos estudantes foram desviados do aterro sanitário 200 quilogramas por mês de material biodegradável e 166 quilogramas por mês de materiais inorgânicos. Pôde-se observar que apesar de apresentarem uma visão romantizada e um tanto dualista do Meio Ambiente, se mostram abertos à mudança de olhar a cerca do mundo que os cerca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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