Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24895
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Intervenções espaciais e mobilidade urbana de rodovias em regiões metropolitanas
Alternate title (s): Spatial interventions and urban mobility of highways in metropolitan regions
Author: Pereira, Denis Biolkino de Sousa
First Advisor: Ferreira, William Rodrigues
First member of the Committee: Pereira, Luiz Andrei Gonçalves
Second member of the Committee: Ribeiro, Denise Aparecida
Third member of the Committee: Soares, Beatriz Ribeiro
Fourth member of the Committee: Ribeiro Filho, Vitor
Summary: As rodovias inseridas em regiões metropolitanas ao longo do tempo vão se transformando em grandes “avenidas”, transferindo o seu potencial como via de escoamento para a concepção de via urbana, interligando bairros e cidades. Nesse contexto, a Rodovia Estadual GO-060 aparece como uma via de ligação entre as cidades de Goiânia (GO) e Trindade (GO), inseridas na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Essas cidades se destacam como polos atrativos de viagens acentuadas por deslocamentos pendulares, motivados por trabalho, estudos e negócios. A tese discutiu a articulação entre o processo de urbanização e a influência das redes viárias na área conurbada das Regiões Oeste/Mendanha e Trindade 2, dos Municípios de Goiânia e Trindade, respectivamente, com implicações na ocupação do uso do solo e na mobilidade urbana. No resultado das ações provenientes na formação e produção do espaço por diversas tipologias – polos geradores de viagens (PGVs) no recorte espacial, buscou-se explicar os reflexos no fluxo de tráfego, no transporte público coletivo de passageiros e no índice de mobilidade. Foram realizados levantamentos de dados em várias entidades públicas e privadas para a análise da evolução histórica das tendências e dos cenários prospectivos e para a percepção e possibilidades de mobilidade, tornando-se um grande desafio para a gestão e adoção de políticas públicas. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar e compreender, em uma perspectiva geográfica, os impactos da ocupação espacial por diversas tipologias – PGVs, nas margens de uma rodovia com as questões da mobilidade, no sentido de se evitar distorções e conflitos na relação uso do solo versus geração de viagens. Inicialmente, na introdução, fez-se um breve relato sobre o tema da pesquisa, hipótese, objetivos, metodologia e as dificuldades encontradas. O primeiro capítulo apresentou uma discussão sobre consenso ou conflito existente entre o espaço geográfico urbano/metropolitano e o espaço viário. O segundo capítulo analisou a complexidade da Rodovia GO-060 em uma incursão histórica, como uma via de integração urbana/rural entre as cidades de Goiânia e Trindade, caracterizada pela influência de diversos PGVs. O terceiro capítulo abordou o referencial conceitual que envolve as questões da mobilidade urbana com seus desdobramentos nas ocupações dos espaços urbano/rural nas redes de serviços e analisou os resultados da composição, geração e distribuição dos modos de transporte nas zonas de tráfego. No quarto e quinto capítulos, foi apresentada a estrutura dos aspectos metodológicos e a aplicação do método em estudo de caso, abordando a estrutura da análise espaço-temporal e redes no entorno da Rodovia GO-060 e a estrutura da análise dos impactos da ocupação, delimitadas nas áreas de estudo dos recortes espaciais das Regiões Oeste/Mendanha e Trindade 2 da RMG. A partir da análise dos resultados dos dados dos capítulos 3 e 5, o sexto e último capítulo abordou as considerações finais na percepção atual e nos cenários prospectivos, decorrentes da integração modal-espacial no contexto da mobilidade urbana, possibilitando a proposição de diretrizes e ações nas áreas de planejamento urbano e transportes que possam resultar no equilíbrio e na harmonia da mobilidade para essas regiões.
Abstract: The highways inserted in metropolitan areas over time are becoming large “avenues”, transferring their potential as a way of drainage for the urban road design, interconnecting neighborhoods and cities. In this context, the State Highway GO-060 appears as a link between the cities of Goiânia (GO) and Trindade (GO), inserted in the Metropolitan Region of Goiânia (MRG). These cities stand out as attractive poles of travel accentuated by commuting, motivated by work, studies and business. The thesis discussed the articulation between the urbanization process and the influence of the road networks in the conurbation of the West/Mendanha and Trindade 2 Regions, respectively, of the Municipalities of Goiânia and Trindade, with implications for the occupation of land use and urban mobility. In the result of the actions taken in the formation and production of the space by several typologies – travel generator poles (TGPs) in the space cut, we tried to explain the reflexes in the traffic flow, in public passenger transport and in the mobility index. Data were collected in several public and private entities to analyze the historical evolution of trends and prospective scenarios and to the perception and possibilities of mobility, becoming a great challenge for the management and adoption of public policies. Thus, the objective of this work was to analyze and understand, from a geographic perspective, the impacts of the spatial occupation by different typologies - TGPs, on the margins of a highway with the mobility issues, in the sense of avoiding distortions and conflicts in the use relation of land versus generation of travels. Initially, in the introduction, a brief report was made on the subject of the research, hypothesis, objectives, methodology and the difficulties encountered. The first chapter presented a discussion about consensus or conflict between the urban/metropolitan space and the road space. The second chapter analyzed the complexity of the GO-060 Highway in a historical incursion, as a route of urban/rural integration between the cities of Goiânia and Trindade, characterized by the influence of several TGPs. The third chapter dealt with the conceptual framework that addresses the issues of urban mobility with its developments in urban/rural occupations in service networks and analyzed the results of the composition, generation and distribution of modes of transport in traffic zones. In the fourth and fifth chapters, the structure of the methodological aspects and the application of the method in case study were presented, addressing the structure of the space-time analysis and networks around the GO-060 Highway and the structure of the analysis of the impacts of the occupation, delimited in the areas of study of the space cuts of the Western/Mendanha and Trindade 2 Regions of the MRG. Based on the analysis of the results of the data in chapters 3 and 5, the sixth and final chapter addressed the final considerations in the current perception and in the prospective scenarios, resulting from modal-spatial integration in the context of urban mobility, making possible the proposal of guidelines and actions in the areas of urban planning and transport that may result in the balance and harmony of mobility for these regions.
Keywords: Uso do solo
Sistema viário
Fluxo veicular
Passageiros
Mobilidade
Land use
Road system
Vehicle flow
Passengers
Mobility
Geografia
Planejamento urbano
Mobilidade urbana - Goiânia (GO)
Espaço urbano - Goiânia (GO)
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: PEREIRA, Denis Biolkino de Sousa. Intervenções espaciais e mobilidade urbana de rodovias em regiões metropolitanas. 2019. 272 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.625.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.625
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24895
Date of defense: 12-Mar-2019
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