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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24758
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | As políticas de acessibilidade dos livros didáticos em Libras |
Título(s) alternativo(s): | Accessibility policies for textbooks in Libras |
Autor(es): | Lima, Márcia Dias |
Primeiro orientador: | Silva, Lázara Cristina da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Segundo membro da banca: | Lodi, Ana Cláudia Balieiro |
Resumo: | Esta é uma pesquisa apresentada o Mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, inserida na linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão em Educação”. Tem como tema a Inclusão Escolar dos alunos surdos: Uma análise sobre as políticas de acessibilidade dos livros didáticos Pretendeu-se compreender as noções e os compromissos expressos na acessibilidade em Libras, presentes na Política Nacional do Livro Didático (PNDL) e suas repercussões no processo de escolarização dos alunos Surdos, das escolas da rede pública de ensino no período de 2007 a 2017. Como objetivos específicos pretendeu-se identificar e analisar: as noções de acessibilidade e os compromissos com as condições de acesso e permanência dos Surdos na escola pública; ações e deliberações da gestão pública na garantia dos direitos dos Surdos, decorrentes do PNLD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase na análise documental, dentre os instrumentos de coletas de dados está o estudo documental e análise do Livro Didático acessível em Libras de 3 coleções: Trocando Idéias, Pitanguá e Portas Aberta. Concluímos o estudo mostrando que as propostas apresentadas pelas coleções instrumentalizam o estudante Surdo a fazer uso das diferentes práticas discursivas, entretanto, ainda é perceptível, nas três coleções, problemas nos encaminhamentos de atividades que podem conduzir a uma reflexão equivocada sobre acessibilidade em Libras. Dessa forma, consideramos que ainda há um percurso a ser construído, no sentido de efetivar o trabalho com o uso da Libras em sala de aula, como um eixo de ensino aprendizagem, para que a acessibilidade em Libras se efetive enquanto conteúdo a ser ensinado e adquira consistência nas propostas pedagógicas. Enfim, esperamos que o resultado desta pesquisa sirva de subsídios para as novas pesquisas, bem como, o mesmo possa contribuir na fomentação do debate sobre a inclusão educacional no que tange a acessibilidade do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). |
Abstract: | This study is a research for a dissertation of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia, inserted in the research line "State, Policies and Management in Education". Its theme is the School Inclusion of deaf students: An analysis of accessibility policies for textbooks. The objectives of the research are: To understand the notions and commitments expressed in accessibility in Pounds, present in the National Textbook Policy (PNDL) and its repercussions on the process of schooling of deaf students, from public schools in the period 2007 to 2017. Specific objectives are to identify and analyze: The notions of accessibility and the commitments with the conditions of access and permanence of the deaf in the public school; Actions and deliberations of the public management in guaranteeing the rights of the deaf, deriving from PNLD. It is a qualitative research with emphasis on documentary analysis, among the instruments of data collection is the documentary study and analysis of the Didactic Book accessible in Pounds of 3 collections: Exchange of Ideas, Pitanguá and Open Doors. We conclude the study showing that the proposals presented by the collections instrument the student Surdo to make use of the different discursive practices, however, it is still perceptible, the 3 collections, problems in the routes of activities that can lead to a mistaken reflection about accessibility in Pounds. Thus, we consider that there is still a route to be constructed in order to make the work with the use of Libras in the classroom as an axis of teaching learning, so that the accessibility in Pounds becomes effective as content to be taught and acquires consistency pedagogical proposals. Finally, we hope that the result of this research will serve as a basis for new research, as well as contribute to the debate on educational inclusion regarding the accessibility of the National Textbook Program (PNLD). |
Palavras-chave: | Educação Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) Material didático Educação inclusiva Surdos - Educação Lingua brasileira de sinais Libras Programa nacional do livro didático acessível Livro didático Acessibilidade Textbook Accessibility Deaf Surdos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | LIMA, Márcia Dias. As políticas de acessibilidade dos livros didáticos em libras. 2018. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.923 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.923 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24758 |
Data de defesa: | 29-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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