Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental
Autor(es): Alves, Charmenie Santana
Primeiro orientador: Paula, Cecilia Lomônaco de
Primeiro coorientador: Bejarano, Nelson Rui Ribas
Primeiro membro da banca: Grossi, Sueli Regina Del
Segundo membro da banca: Carvalho, Maria Coelho
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade avaliar, numa perspectiva qualitativa, o impacto do PROCAP - Fase Escola Sagarana. O PROCAP é um programa de capacitação de professores implantado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através de sua Secretaria de Educação - SEE/MG, em parceria com o Banco Mundial. Para isto, um questionário foi aplicado a 15 cursistas, que atuam em escolas públicas e municipais dos municípios de Uberlândia e Indianópolis. As questões formuladas foram destinadas a averiguar as expectativas dos participantes em relação às inovações pretendidas para o ensino, e sua apreensão sobre os conceitos e fundamentos abordados no programa, tais como interdisciplinaridade, contextualização, uso de espaços formadores e a pedagogia de projetos. Também foram apuradas as contribuições mais significantes do programa no aperfeiçoamento da prática pedagógica das cursistas entrevistadas. Verificou-se que o programa proporcionou o aprendizado de novas metodologias pedagógicas, desconhecidas da maioria das entrevistadas. Entretanto, alguns conceitos teóricos implícitos na filosofia do programa não foram adequadamente compreendidos. É importante ressaltar que, embora tais conceitos não tenham sido plenamente apreendidos, as professoras modificaram, consideravelmente, seu comportamento dentro e fora da sala de aula, buscando colocar em prática o que foi aprendido.
Palavras-chave: Capacitação de professores
Educação
Metodologia pedagógica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Charmenie Santana. Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental, 2003. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545
Data de defesa: 10-Mar-2003
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoProgramaCapacitacao.pdf5.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.