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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Charmenie Santana | - |
| dc.date.accessioned | 2019-03-13T19:08:31Z | - |
| dc.date.available | 2019-03-13T19:08:31Z | - |
| dc.date.issued | 2003-03-10 | - |
| dc.identifier.citation | ALVES, Charmenie Santana. Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental, 2003. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Capacitação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia pedagógica | pt_BR |
| dc.title | Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Bejarano, Nelson Rui Ribas | - |
| dc.contributor.advisor1 | Paula, Cecilia Lomônaco de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6002812577975748 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Grossi, Sueli Regina Del | - |
| dc.contributor.referee2 | Carvalho, Maria Coelho | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0768152456241906 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por finalidade avaliar, numa perspectiva qualitativa, o impacto do PROCAP - Fase Escola Sagarana. O PROCAP é um programa de capacitação de professores implantado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através de sua Secretaria de Educação - SEE/MG, em parceria com o Banco Mundial. Para isto, um questionário foi aplicado a 15 cursistas, que atuam em escolas públicas e municipais dos municípios de Uberlândia e Indianópolis. As questões formuladas foram destinadas a averiguar as expectativas dos participantes em relação às inovações pretendidas para o ensino, e sua apreensão sobre os conceitos e fundamentos abordados no programa, tais como interdisciplinaridade, contextualização, uso de espaços formadores e a pedagogia de projetos. Também foram apuradas as contribuições mais significantes do programa no aperfeiçoamento da prática pedagógica das cursistas entrevistadas. Verificou-se que o programa proporcionou o aprendizado de novas metodologias pedagógicas, desconhecidas da maioria das entrevistadas. Entretanto, alguns conceitos teóricos implícitos na filosofia do programa não foram adequadamente compreendidos. É importante ressaltar que, embora tais conceitos não tenham sido plenamente apreendidos, as professoras modificaram, consideravelmente, seu comportamento dentro e fora da sala de aula, buscando colocar em prática o que foi aprendido. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ImpactoProgramaCapacitacao.pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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