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dc.creatorAlves, Charmenie Santana-
dc.date.accessioned2019-03-13T19:08:31Z-
dc.date.available2019-03-13T19:08:31Z-
dc.date.issued2003-03-10-
dc.identifier.citationALVES, Charmenie Santana. Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental, 2003. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitação de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia pedagógicapt_BR
dc.titleImpacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.advisor1Paula, Cecilia Lomônaco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6002812577975748pt_BR
dc.contributor.referee1Grossi, Sueli Regina Del-
dc.contributor.referee2Carvalho, Maria Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0768152456241906pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por finalidade avaliar, numa perspectiva qualitativa, o impacto do PROCAP - Fase Escola Sagarana. O PROCAP é um programa de capacitação de professores implantado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através de sua Secretaria de Educação - SEE/MG, em parceria com o Banco Mundial. Para isto, um questionário foi aplicado a 15 cursistas, que atuam em escolas públicas e municipais dos municípios de Uberlândia e Indianópolis. As questões formuladas foram destinadas a averiguar as expectativas dos participantes em relação às inovações pretendidas para o ensino, e sua apreensão sobre os conceitos e fundamentos abordados no programa, tais como interdisciplinaridade, contextualização, uso de espaços formadores e a pedagogia de projetos. Também foram apuradas as contribuições mais significantes do programa no aperfeiçoamento da prática pedagógica das cursistas entrevistadas. Verificou-se que o programa proporcionou o aprendizado de novas metodologias pedagógicas, desconhecidas da maioria das entrevistadas. Entretanto, alguns conceitos teóricos implícitos na filosofia do programa não foram adequadamente compreendidos. É importante ressaltar que, embora tais conceitos não tenham sido plenamente apreendidos, as professoras modificaram, consideravelmente, seu comportamento dentro e fora da sala de aula, buscando colocar em prática o que foi aprendido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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