Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental
Autor: Alves, Charmenie Santana
Primer orientador: Paula, Cecilia Lomônaco de
Primer coorientador: Bejarano, Nelson Rui Ribas
Primer miembro de la banca: Grossi, Sueli Regina Del
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Maria Coelho
Resumen: Esta pesquisa tem por finalidade avaliar, numa perspectiva qualitativa, o impacto do PROCAP - Fase Escola Sagarana. O PROCAP é um programa de capacitação de professores implantado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através de sua Secretaria de Educação - SEE/MG, em parceria com o Banco Mundial. Para isto, um questionário foi aplicado a 15 cursistas, que atuam em escolas públicas e municipais dos municípios de Uberlândia e Indianópolis. As questões formuladas foram destinadas a averiguar as expectativas dos participantes em relação às inovações pretendidas para o ensino, e sua apreensão sobre os conceitos e fundamentos abordados no programa, tais como interdisciplinaridade, contextualização, uso de espaços formadores e a pedagogia de projetos. Também foram apuradas as contribuições mais significantes do programa no aperfeiçoamento da prática pedagógica das cursistas entrevistadas. Verificou-se que o programa proporcionou o aprendizado de novas metodologias pedagógicas, desconhecidas da maioria das entrevistadas. Entretanto, alguns conceitos teóricos implícitos na filosofia do programa não foram adequadamente compreendidos. É importante ressaltar que, embora tais conceitos não tenham sido plenamente apreendidos, as professoras modificaram, consideravelmente, seu comportamento dentro e fora da sala de aula, buscando colocar em prática o que foi aprendido.
Palabras clave: Capacitação de professores
Educação
Metodologia pedagógica
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Charmenie Santana. Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental, 2003. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545
Fecha de defensa: 10-mar-2003
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ImpactoProgramaCapacitacao.pdf5.92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.