Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental |
| Autor: | Alves, Charmenie Santana |
| Primer orientador: | Paula, Cecilia Lomônaco de |
| Primer coorientador: | Bejarano, Nelson Rui Ribas |
| Primer miembro de la banca: | Grossi, Sueli Regina Del |
| Segundo miembro de la banca: | Carvalho, Maria Coelho |
| Resumen: | Esta pesquisa tem por finalidade avaliar, numa perspectiva qualitativa, o impacto do PROCAP - Fase Escola Sagarana. O PROCAP é um programa de capacitação de professores implantado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através de sua Secretaria de Educação - SEE/MG, em parceria com o Banco Mundial. Para isto, um questionário foi aplicado a 15 cursistas, que atuam em escolas públicas e municipais dos municípios de Uberlândia e Indianópolis. As questões formuladas foram destinadas a averiguar as expectativas dos participantes em relação às inovações pretendidas para o ensino, e sua apreensão sobre os conceitos e fundamentos abordados no programa, tais como interdisciplinaridade, contextualização, uso de espaços formadores e a pedagogia de projetos. Também foram apuradas as contribuições mais significantes do programa no aperfeiçoamento da prática pedagógica das cursistas entrevistadas. Verificou-se que o programa proporcionou o aprendizado de novas metodologias pedagógicas, desconhecidas da maioria das entrevistadas. Entretanto, alguns conceitos teóricos implícitos na filosofia do programa não foram adequadamente compreendidos. É importante ressaltar que, embora tais conceitos não tenham sido plenamente apreendidos, as professoras modificaram, consideravelmente, seu comportamento dentro e fora da sala de aula, buscando colocar em prática o que foi aprendido. |
| Palabras clave: | Capacitação de professores Educação Metodologia pedagógica |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | ALVES, Charmenie Santana. Impacto do Programa de Capacitação PROCAP - fase escola Sagarana, na prática pedagógica de professores do ensino fundamental, 2003. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24545 |
| Fecha de defensa: | 10-mar-2003 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ImpactoProgramaCapacitacao.pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
