Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1) |
| Autor(es): | Souza, Franciele Cristina |
| Primeiro orientador: | Cunha, Ana Maria de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Renata Carmo |
| Segundo membro da banca: | Tavares Júnior, Melchior José |
| Resumo: | Essa pesquisa objetivou investigar as concepções formadas pelos alunos no final da disciplina Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado de Ciências 1, acerca dos aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências. Para isso fez-se uso de observações de aulas na escola de estágio, da análise de entrevistas realizadas com ex-alunos do ensino de Ciências e da análise das sínteses finais elaboradas pelos licenciandos respondendo à questão-chave desta disciplina "Quais os aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências?". Inicialmente analisamos as primeiras concepções dos alunos sobre o ensino de Ciências. Além dos elementos encontramos nas primeiras concepções, encontramos vários outros que corroboram com a literatura sobre um bom ensino de Ciências. Os aspectos que já estavam presentes nas concepções prévias dos alunos antes de cursar a disciplina provavelmente eram advindos de suas experiências como alunos e influência de outras disciplinas. Em contrapartida os novos aspectos citados nas sínteses são o resultado da intervenção da disciplina na formulação de teorias sobre o ensino de Ciências. Os dados encontrados então refletem na importância de uma boa formação de professores. Nesse sentido a pesquisa mostrou a importância da disciplina PEC-1 na formação inicial de professores de Ciências, uma vez que influenciou as concepções finais dos alunos. |
| Palavras-chave: | Ensino de Ciências Prática de Ensino Formação de professores |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUZA, Franciele Cristina. Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1). 2006. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473 |
| Data de defesa: | 11-Abr-2006 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AspectosEssenciaisBoa.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.