Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1)
Autor: Souza, Franciele Cristina
Primer orientador: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Primer miembro de la banca: Oliveira, Renata Carmo
Segundo miembro de la banca: Tavares Júnior, Melchior José
Resumen: Essa pesquisa objetivou investigar as concepções formadas pelos alunos no final da disciplina Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado de Ciências 1, acerca dos aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências. Para isso fez-se uso de observações de aulas na escola de estágio, da análise de entrevistas realizadas com ex-alunos do ensino de Ciências e da análise das sínteses finais elaboradas pelos licenciandos respondendo à questão-chave desta disciplina "Quais os aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências?". Inicialmente analisamos as primeiras concepções dos alunos sobre o ensino de Ciências. Além dos elementos encontramos nas primeiras concepções, encontramos vários outros que corroboram com a literatura sobre um bom ensino de Ciências. Os aspectos que já estavam presentes nas concepções prévias dos alunos antes de cursar a disciplina provavelmente eram advindos de suas experiências como alunos e influência de outras disciplinas. Em contrapartida os novos aspectos citados nas sínteses são o resultado da intervenção da disciplina na formulação de teorias sobre o ensino de Ciências. Os dados encontrados então refletem na importância de uma boa formação de professores. Nesse sentido a pesquisa mostrou a importância da disciplina PEC-1 na formação inicial de professores de Ciências, uma vez que influenciou as concepções finais dos alunos.
Palabras clave: Ensino de Ciências
Prática de Ensino
Formação de professores
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Franciele Cristina. Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1). 2006. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473
Fecha de defensa: 11-abr-2006
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AspectosEssenciaisBoa.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.