Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Franciele Cristina | - |
| dc.date.accessioned | 2019-03-07T14:57:03Z | - |
| dc.date.available | 2019-03-07T14:57:03Z | - |
| dc.date.issued | 2006-04-11 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Franciele Cristina. Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1). 2006. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.title | Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8454453778087200 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Renata Carmo | - |
| dc.contributor.referee2 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
| dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Essa pesquisa objetivou investigar as concepções formadas pelos alunos no final da disciplina Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado de Ciências 1, acerca dos aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências. Para isso fez-se uso de observações de aulas na escola de estágio, da análise de entrevistas realizadas com ex-alunos do ensino de Ciências e da análise das sínteses finais elaboradas pelos licenciandos respondendo à questão-chave desta disciplina "Quais os aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências?". Inicialmente analisamos as primeiras concepções dos alunos sobre o ensino de Ciências. Além dos elementos encontramos nas primeiras concepções, encontramos vários outros que corroboram com a literatura sobre um bom ensino de Ciências. Os aspectos que já estavam presentes nas concepções prévias dos alunos antes de cursar a disciplina provavelmente eram advindos de suas experiências como alunos e influência de outras disciplinas. Em contrapartida os novos aspectos citados nas sínteses são o resultado da intervenção da disciplina na formulação de teorias sobre o ensino de Ciências. Os dados encontrados então refletem na importância de uma boa formação de professores. Nesse sentido a pesquisa mostrou a importância da disciplina PEC-1 na formação inicial de professores de Ciências, uma vez que influenciou as concepções finais dos alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 95210470 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AspectosEssenciaisBoa.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.