Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Franciele Cristina-
dc.date.accessioned2019-03-07T14:57:03Z-
dc.date.available2019-03-07T14:57:03Z-
dc.date.issued2006-04-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Franciele Cristina. Aspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1). 2006. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24473-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAspectos essenciais de uma boa aula de ciências na ótica de alunos da disciplina prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de ciências 1 (PEG-1)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454453778087200pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Carmo-
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Melchior José-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa objetivou investigar as concepções formadas pelos alunos no final da disciplina Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado de Ciências 1, acerca dos aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências. Para isso fez-se uso de observações de aulas na escola de estágio, da análise de entrevistas realizadas com ex-alunos do ensino de Ciências e da análise das sínteses finais elaboradas pelos licenciandos respondendo à questão-chave desta disciplina "Quais os aspectos essenciais para uma boa aula de Ciências?". Inicialmente analisamos as primeiras concepções dos alunos sobre o ensino de Ciências. Além dos elementos encontramos nas primeiras concepções, encontramos vários outros que corroboram com a literatura sobre um bom ensino de Ciências. Os aspectos que já estavam presentes nas concepções prévias dos alunos antes de cursar a disciplina provavelmente eram advindos de suas experiências como alunos e influência de outras disciplinas. Em contrapartida os novos aspectos citados nas sínteses são o resultado da intervenção da disciplina na formulação de teorias sobre o ensino de Ciências. Os dados encontrados então refletem na importância de uma boa formação de professores. Nesse sentido a pesquisa mostrou a importância da disciplina PEC-1 na formação inicial de professores de Ciências, uma vez que influenciou as concepções finais dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode95210470-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosEssenciaisBoa.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.