Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. |
Título(s) alternativo(s): | Art, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children. Arte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños. |
Autor(es): | Silva, Micellyna Lima da |
Primeiro orientador: | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de |
Primeiro membro da banca: | Melo, Roberta Maira de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Jesiane Maria Fernandes de |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso visou investigar maneiras de despertar experiências sensíveis, instigando o olhar curioso e pensante das crianças. Tendo como pressuposto que se há uma relação mediadora entre o sujeito, o objeto e constituição de uma imaginação criadora por meio da observação, sobretudo pelo viés da arte e da natureza há a possibilidade de uma aprendizagem significativa para a constituição de sensível olhar-pensante da criança. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de intervenção por meio de estratégias e propostas pedagógicas realizadas pela autora a fim de refletir e aperfeiçoar sua prática educacional e desenvolver as possibilidades do gosto pela arte nas crianças. Os resultados indicam a importância do ensino da arte conjugada com a natureza na construção e constituição de um sensível olhar pensante das crianças e do professor no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. |
Abstract: | This course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Arte Natureza Fotografia Sensível olhar-pensante Criança Propostas pedagógicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309 |
Data de defesa: | 18-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arte, Natureza e Infância.pdf | TCC | 3.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.