Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Micellyna Lima da-
dc.date.accessioned2019-02-14T12:39:58Z-
dc.date.available2019-02-14T12:39:58Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309-
dc.description.abstractThis course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectSensível olhar-pensantept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPropostas pedagógicaspt_BR
dc.titleArte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.pt_BR
dc.title.alternativeArt, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children.pt_BR
dc.title.alternativeArte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233687D8pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Jesiane Maria Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2535717U0pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso visou investigar maneiras de despertar experiências sensíveis, instigando o olhar curioso e pensante das crianças. Tendo como pressuposto que se há uma relação mediadora entre o sujeito, o objeto e constituição de uma imaginação criadora por meio da observação, sobretudo pelo viés da arte e da natureza há a possibilidade de uma aprendizagem significativa para a constituição de sensível olhar-pensante da criança. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de intervenção por meio de estratégias e propostas pedagógicas realizadas pela autora a fim de refletir e aperfeiçoar sua prática educacional e desenvolver as possibilidades do gosto pela arte nas crianças. Os resultados indicam a importância do ensino da arte conjugada com a natureza na construção e constituição de um sensível olhar pensante das crianças e do professor no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arte, Natureza e Infância.pdfTCC3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.