Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Arte, natureza e infância: caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças.
Alternate title (s): Art, nature and childhood: paths that cross to the constitution of a sensitive thinking gaze of the teacher and the children.
Arte, naturaleza e infancia: caminos que se cruzan hacia la constitución de una sensible mirada pensante del profesor y de los niños.
Author: Silva, Micellyna Lima da
First Advisor: Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de
First member of the Committee: Melo, Roberta Maira de
Second member of the Committee: Oliveira, Jesiane Maria Fernandes de
Summary: Este trabalho de conclusão de curso visou investigar maneiras de despertar experiências sensíveis, instigando o olhar curioso e pensante das crianças. Tendo como pressuposto que se há uma relação mediadora entre o sujeito, o objeto e constituição de uma imaginação criadora por meio da observação, sobretudo pelo viés da arte e da natureza há a possibilidade de uma aprendizagem significativa para a constituição de sensível olhar-pensante da criança. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de intervenção por meio de estratégias e propostas pedagógicas realizadas pela autora a fim de refletir e aperfeiçoar sua prática educacional e desenvolver as possibilidades do gosto pela arte nas crianças. Os resultados indicam a importância do ensino da arte conjugada com a natureza na construção e constituição de um sensível olhar pensante das crianças e do professor no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
Abstract: This course completion work aimed to investigate ways to arouse sensitive experiences by instigating the curious and thoughtful look of children. Assuming that if there is a mediating relationship between the subject, the object, and the constitution of a creative imagination through observation, especially through the bias of art and nature, there is the possibility of a meaningful learning for the constitution of the sensitive thinker kid. For that, an intervention research was developed through strategies and pedagogical proposals made by the author in order to reflect and improve her educational practice and develop the possibilities of children's art taste. The results indicate the importance of art teaching combined with nature in the construction and constitution of a sensitive thinking view of children and teachers in the teaching and learning process in Early Childhood Education.
Keywords: Arte
Natureza
Fotografia
Sensível olhar-pensante
Criança
Propostas pedagógicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Micellyna Lima. Arte, Natureza e Infância: Caminhos que se cruzam para a constituição de um sensível olhar pensante do professor e das crianças. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no curso de Artes Visuais)- Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24309
Date of defense: 18-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arte, Natureza e Infância.pdfTCC3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.