Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24184
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Design estratégico: proposta de intervenção em uma empresa do segmento de moda Activewear
Author: Silva, Itamar Salles da
First Advisor: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
First member of the Committee: Pereira, Juliano
Second member of the Committee: Garcez, Letícia
Third member of the Committee: Mendonça, Rafaela
Summary: Atualmente na sociedade, percebe-se claramente o alto nível de competividade e individualismo existente entre as pessoas, fruto da globalização e cenários de instabilidade política, econômica e social. Além disso, é notório o elevado nível de pessimismo em todas as camadas sociais reduzindo, desta forma, o envolvimento e engajamento da sociedade em atividades coletivas e ações sociais. Em meio a este cenário, o designer é um dos profissionais capazes de contribuir para transformar a relação entre os indivíduos. Esta capacidade está relacionada, principalmente, à visão sistêmica que o designer pode desenvolver, tornando-se apto a visualizar e projetar cenários futuros, de forma integrada. Assim, o trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de design estratégico para uma empresa do segmento de moda activewear utilizando como metodologia ferramentas projetuais para construção de um cenário futuro que proporcione uma relação mais próxima entre a empresa analisada e a preocupação ambiental. Como resultado, a proposta de intervenção para empresa consiste na adoção do modo de produção com camisetas ecológicas e a produção de conteúdos reforçando a preocupação da empresa com o meio ambiente, principalmente, a prática da pesca esportiva.
Abstract: At present, it is possible to perceive the level of competitiveness and individualism among people, the result of globalization and the scenarios of political, economic and social instability. In addition, it is the level of power of pessimism in all social dimensions, the form, the involvement and the engagement of society in collective actions and social actions. In the midst of this scenario, the designer is one of the most capable of helping to transform a relationship between individuals. This capacity is mainly related to the systemic vision that the designer can develop, to be able to visualize and design the structure of futures in an integrated way. Thus, the objective of this work was to propose a strategic project for a company in the active fashion segment as a tools tool for the construction of a future scenario that provides a closer approach between an analyzed company and an environmental concern. As a result, a proposal of analysis for the creation of a process of production of ecological products and a production of results reinforcing the company with the environment, mainly the practice of sport fishing.
Keywords: Design Estratégico
Moda
Design de Moda
Sustentabilidade
Sistema-Produto
Strategic Design
Fashion
Fashion Design
Sustainability
Product System
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Itamar Salles da. Design estratégico: proposta de intervenção em uma empresa do segmento de moda Activewear. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24184
Date of defense: 20-Aug-2018
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesignEstrategicoProposta.pdf9.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.