Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24184
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Design estratégico: proposta de intervenção em uma empresa do segmento de moda Activewear
Autor(es): Silva, Itamar Salles da
Primeiro orientador: Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim
Primeiro membro da banca: Pereira, Juliano
Segundo membro da banca: Garcez, Letícia
Terceiro membro da banca: Mendonça, Rafaela
Resumo: Atualmente na sociedade, percebe-se claramente o alto nível de competividade e individualismo existente entre as pessoas, fruto da globalização e cenários de instabilidade política, econômica e social. Além disso, é notório o elevado nível de pessimismo em todas as camadas sociais reduzindo, desta forma, o envolvimento e engajamento da sociedade em atividades coletivas e ações sociais. Em meio a este cenário, o designer é um dos profissionais capazes de contribuir para transformar a relação entre os indivíduos. Esta capacidade está relacionada, principalmente, à visão sistêmica que o designer pode desenvolver, tornando-se apto a visualizar e projetar cenários futuros, de forma integrada. Assim, o trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de design estratégico para uma empresa do segmento de moda activewear utilizando como metodologia ferramentas projetuais para construção de um cenário futuro que proporcione uma relação mais próxima entre a empresa analisada e a preocupação ambiental. Como resultado, a proposta de intervenção para empresa consiste na adoção do modo de produção com camisetas ecológicas e a produção de conteúdos reforçando a preocupação da empresa com o meio ambiente, principalmente, a prática da pesca esportiva.
Abstract: At present, it is possible to perceive the level of competitiveness and individualism among people, the result of globalization and the scenarios of political, economic and social instability. In addition, it is the level of power of pessimism in all social dimensions, the form, the involvement and the engagement of society in collective actions and social actions. In the midst of this scenario, the designer is one of the most capable of helping to transform a relationship between individuals. This capacity is mainly related to the systemic vision that the designer can develop, to be able to visualize and design the structure of futures in an integrated way. Thus, the objective of this work was to propose a strategic project for a company in the active fashion segment as a tools tool for the construction of a future scenario that provides a closer approach between an analyzed company and an environmental concern. As a result, a proposal of analysis for the creation of a process of production of ecological products and a production of results reinforcing the company with the environment, mainly the practice of sport fishing.
Palavras-chave: Design Estratégico
Moda
Design de Moda
Sustentabilidade
Sistema-Produto
Strategic Design
Fashion
Fashion Design
Sustainability
Product System
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Itamar Salles da. Design estratégico: proposta de intervenção em uma empresa do segmento de moda Activewear. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24184
Data de defesa: 20-Ago-2018
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesignEstrategicoProposta.pdf9.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.