Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2021-01-19 |
Título: | Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem |
Autor: | Silva, Natália Moreira Ribeiro da |
Primer orientador: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
Resumen: | A memória de trabalho é um sistema flexível que promove o registro e manipulação mental de informações, de forma a capacitar realização de tarefas cognitivas complexas como resolução de problemas e aprendizagem. O objetivo deste estudo é apresentar o perfil da memória de trabalho e de outras funções cognitivas em um caso de queixas de dificuldades de aprendizagem, e discutir estes dados com a literatura pertinente. Foram realizados os seguintes procedimentos de coleta de dados em avaliação neuropsicológica de garoto de 11 anos de idade: observação comportamental, entrevista com a genitora e com equipe multiprofissional, questionário para professores e testes psicológicos. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram prejuízos no componente fonológico da memória de trabalho, tanto na decodificação grafema-fonema quanto na atualização do conteúdo armazenado. A avaliação interdisciplinar sugeriu dificuldades na representação mental da dimensão temporal dos eventos. Os dados não foram explicados por limitações na capacidade intelectual do examinando. A interpretação deste perfil permite a elaboração de um plano de intervenção adequado ao sujeito em questão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de aprendizagem. |
Palabras clave: | Memória de trabalho Avaliação neuropsicológica Dificuldades de aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Natália Moreira Ribeiro da. Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038 |
Fecha de defensa: | 18-ene-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemóriaTrabalhoFunções.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.