Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-01-19
Título: Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem
Autor: Silva, Natália Moreira Ribeiro da
Primer orientador: Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de
Resumen: A memória de trabalho é um sistema flexível que promove o registro e manipulação mental de informações, de forma a capacitar realização de tarefas cognitivas complexas como resolução de problemas e aprendizagem. O objetivo deste estudo é apresentar o perfil da memória de trabalho e de outras funções cognitivas em um caso de queixas de dificuldades de aprendizagem, e discutir estes dados com a literatura pertinente. Foram realizados os seguintes procedimentos de coleta de dados em avaliação neuropsicológica de garoto de 11 anos de idade: observação comportamental, entrevista com a genitora e com equipe multiprofissional, questionário para professores e testes psicológicos. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram prejuízos no componente fonológico da memória de trabalho, tanto na decodificação grafema-fonema quanto na atualização do conteúdo armazenado. A avaliação interdisciplinar sugeriu dificuldades na representação mental da dimensão temporal dos eventos. Os dados não foram explicados por limitações na capacidade intelectual do examinando. A interpretação deste perfil permite a elaboração de um plano de intervenção adequado ao sujeito em questão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de aprendizagem.
Palabras clave: Memória de trabalho
Avaliação neuropsicológica
Dificuldades de aprendizagem
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Natália Moreira Ribeiro da. Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038
Fecha de defensa: 18-ene-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemóriaTrabalhoFunções.pdf1.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.