Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Natália Moreira Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T12:26:34Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T12:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natália Moreira Ribeiro da. Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Avaliação neuropsicológica | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370350303971395 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7308178356645515 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A memória de trabalho é um sistema flexível que promove o registro e manipulação mental de informações, de forma a capacitar realização de tarefas cognitivas complexas como resolução de problemas e aprendizagem. O objetivo deste estudo é apresentar o perfil da memória de trabalho e de outras funções cognitivas em um caso de queixas de dificuldades de aprendizagem, e discutir estes dados com a literatura pertinente. Foram realizados os seguintes procedimentos de coleta de dados em avaliação neuropsicológica de garoto de 11 anos de idade: observação comportamental, entrevista com a genitora e com equipe multiprofissional, questionário para professores e testes psicológicos. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram prejuízos no componente fonológico da memória de trabalho, tanto na decodificação grafema-fonema quanto na atualização do conteúdo armazenado. A avaliação interdisciplinar sugeriu dificuldades na representação mental da dimensão temporal dos eventos. Os dados não foram explicados por limitações na capacidade intelectual do examinando. A interpretação deste perfil permite a elaboração de um plano de intervenção adequado ao sujeito em questão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-01-19 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemóriaTrabalhoFunções.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.