Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Embargo Date: | 2021-01-19 |
Title: | Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem |
Author: | Silva, Natália Moreira Ribeiro da |
First Advisor: | Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de |
Summary: | A memória de trabalho é um sistema flexível que promove o registro e manipulação mental de informações, de forma a capacitar realização de tarefas cognitivas complexas como resolução de problemas e aprendizagem. O objetivo deste estudo é apresentar o perfil da memória de trabalho e de outras funções cognitivas em um caso de queixas de dificuldades de aprendizagem, e discutir estes dados com a literatura pertinente. Foram realizados os seguintes procedimentos de coleta de dados em avaliação neuropsicológica de garoto de 11 anos de idade: observação comportamental, entrevista com a genitora e com equipe multiprofissional, questionário para professores e testes psicológicos. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram prejuízos no componente fonológico da memória de trabalho, tanto na decodificação grafema-fonema quanto na atualização do conteúdo armazenado. A avaliação interdisciplinar sugeriu dificuldades na representação mental da dimensão temporal dos eventos. Os dados não foram explicados por limitações na capacidade intelectual do examinando. A interpretação deste perfil permite a elaboração de um plano de intervenção adequado ao sujeito em questão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de aprendizagem. |
Keywords: | Memória de trabalho Avaliação neuropsicológica Dificuldades de aprendizagem |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Natália Moreira Ribeiro da. Memória de trabalho e outras funções cognitivas em caso de dificuldades de aprendizagem. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24038 |
Date of defense: | 18-Jan-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemóriaTrabalhoFunções.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.