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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23912
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância |
Título (s) alternativo (s): | Construction, drive, control and dynamic analysis performance of a synchronous reluctance motor |
Autor: | Santos Júnior, Josemar Alves dos |
Primer orientador: | Andrade, Darizon Alves de |
Primer miembro de la banca: | Domingos, José Luis |
Segundo miembro de la banca: | Avelar, Henrique José |
Tercer miembro de la banca: | Gomes, Luciano Coutinho |
Cuarto miembro de la banca: | Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da |
Resumen: | Este trabalho apresenta os estudos realizados para a construção, acionamento, controle, operação e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. Dentro desta análise está a modelagem matemática, comparativo entre algumas geometrias para construção do rotor, análise por software de elementos finitos e testes experimentais em bancada. Na sequência, construiu-se um protótipo de motor síncrono a relutância de primeira geração (com rotor modificado de um motor de indução trifásico) e outro de segunda geração (com rotor transversalmente laminado sem gaiola). Para acionamento e controle destes motores, um protótipo de drive dotado de técnicas de controle vetorial é desenvolvido, com um modelo de controle vetorial proposto chamado Fluxo de Referência de Rápida Resposta, onde seus resultados práticos são apresentados. Apresenta-se também um comparativo entre os motores síncronos a relutância e os motores de indução trifásicos convencionais de mesmo porte, acionados em malha aberta. |
Abstract: | This work presents the studies carried out for the construction, drive, control, operation and analysis of the dynamic performance of a synchronous reluctance motor. Within this analysis is the mathematical modeling, comparative among some geometries for rotor construction design, software analysis of finite elements and experimental tests in bench are shown. A first-generation synchronous reluctance motor prototype (with modified rotor of a three-phase induction motor) and a second-generation (with transversely laminated rotor cageless) were built. To drive and control these motors, a drive prototype with vector control techniques is developed, with emphasis on the proposed vector control model called the Fast Response Reference Flow, where its practical results are presented. A comparison between synchronous reluctance motors and conventional three-phase induction motors of the same power, open-loop driven, is also presented. |
Palabras clave: | Motor síncrono a relutância Modelagem matemática Projeto de máquina a relutância Drive para motores síncronos a relutância Engenharia elétrica Modelos matemáticos Motores de relutância Reluctance machine design Synchronous reluctance motor Mathematical model Non-conventional motors Synchronous reluctance motor drive |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Cita: | SANTOS JÚNIOR, Josemar Alves. Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. 2018. 154 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.304 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23912 |
Fecha de defensa: | 7-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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