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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância
Título (s) alternativo (s): Construction, drive, control and dynamic analysis performance of a synchronous reluctance motor
Autor: Santos Júnior, Josemar Alves dos
Primer orientador: Andrade, Darizon Alves de
Primer miembro de la banca: Domingos, José Luis
Segundo miembro de la banca: Avelar, Henrique José
Tercer miembro de la banca: Gomes, Luciano Coutinho
Cuarto miembro de la banca: Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da
Resumen: Este trabalho apresenta os estudos realizados para a construção, acionamento, controle, operação e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. Dentro desta análise está a modelagem matemática, comparativo entre algumas geometrias para construção do rotor, análise por software de elementos finitos e testes experimentais em bancada. Na sequência, construiu-se um protótipo de motor síncrono a relutância de primeira geração (com rotor modificado de um motor de indução trifásico) e outro de segunda geração (com rotor transversalmente laminado sem gaiola). Para acionamento e controle destes motores, um protótipo de drive dotado de técnicas de controle vetorial é desenvolvido, com um modelo de controle vetorial proposto chamado Fluxo de Referência de Rápida Resposta, onde seus resultados práticos são apresentados. Apresenta-se também um comparativo entre os motores síncronos a relutância e os motores de indução trifásicos convencionais de mesmo porte, acionados em malha aberta.
Abstract: This work presents the studies carried out for the construction, drive, control, operation and analysis of the dynamic performance of a synchronous reluctance motor. Within this analysis is the mathematical modeling, comparative among some geometries for rotor construction design, software analysis of finite elements and experimental tests in bench are shown. A first-generation synchronous reluctance motor prototype (with modified rotor of a three-phase induction motor) and a second-generation (with transversely laminated rotor cageless) were built. To drive and control these motors, a drive prototype with vector control techniques is developed, with emphasis on the proposed vector control model called the Fast Response Reference Flow, where its practical results are presented. A comparison between synchronous reluctance motors and conventional three-phase induction motors of the same power, open-loop driven, is also presented.
Palabras clave: Motor síncrono a relutância
Modelagem matemática
Projeto de máquina a relutância
Drive para motores síncronos a relutância
Engenharia elétrica
Modelos matemáticos
Motores de relutância
Reluctance machine design
Synchronous reluctance motor
Mathematical model
Non-conventional motors
Synchronous reluctance motor drive
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Cita: SANTOS JÚNIOR, Josemar Alves. Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. 2018. 154 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.304
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23912
Fecha de defensa: 7-dic-2018
Aparece en las colecciones:TESE - Engenharia Elétrica

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