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dc.creatorSantos Júnior, Josemar Alves dos-
dc.date.accessioned2019-01-16T17:10:25Z-
dc.date.available2019-01-16T17:10:25Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Josemar Alves. Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. 2018. 154 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23912-
dc.description.abstractThis work presents the studies carried out for the construction, drive, control, operation and analysis of the dynamic performance of a synchronous reluctance motor. Within this analysis is the mathematical modeling, comparative among some geometries for rotor construction design, software analysis of finite elements and experimental tests in bench are shown. A first-generation synchronous reluctance motor prototype (with modified rotor of a three-phase induction motor) and a second-generation (with transversely laminated rotor cageless) were built. To drive and control these motors, a drive prototype with vector control techniques is developed, with emphasis on the proposed vector control model called the Fast Response Reference Flow, where its practical results are presented. A comparison between synchronous reluctance motors and conventional three-phase induction motors of the same power, open-loop driven, is also presented.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiáspt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipIFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor síncrono a relutânciapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectProjeto de máquina a relutânciapt_BR
dc.subjectDrive para motores síncronos a relutânciapt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMotores de relutânciapt_BR
dc.subjectReluctance machine designpt_BR
dc.subjectSynchronous reluctance motorpt_BR
dc.subjectMathematical modelpt_BR
dc.subjectNon-conventional motorspt_BR
dc.subjectSynchronous reluctance motor drivept_BR
dc.titleConstrução, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutânciapt_BR
dc.title.alternativeConstruction, drive, control and dynamic analysis performance of a synchronous reluctance motorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Darizon Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010205194816384pt_BR
dc.contributor.referee1Domingos, José Luis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4279987574648370pt_BR
dc.contributor.referee2Avelar, Henrique José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5829897480786768pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Luciano Coutinho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3372531394380706pt_BR
dc.contributor.referee4Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0283876707718262pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025232999499749pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os estudos realizados para a construção, acionamento, controle, operação e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. Dentro desta análise está a modelagem matemática, comparativo entre algumas geometrias para construção do rotor, análise por software de elementos finitos e testes experimentais em bancada. Na sequência, construiu-se um protótipo de motor síncrono a relutância de primeira geração (com rotor modificado de um motor de indução trifásico) e outro de segunda geração (com rotor transversalmente laminado sem gaiola). Para acionamento e controle destes motores, um protótipo de drive dotado de técnicas de controle vetorial é desenvolvido, com um modelo de controle vetorial proposto chamado Fluxo de Referência de Rápida Resposta, onde seus resultados práticos são apresentados. Apresenta-se também um comparativo entre os motores síncronos a relutância e os motores de indução trifásicos convencionais de mesmo porte, acionados em malha aberta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration154pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.304pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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