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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santos Júnior, Josemar Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T17:10:25Z | - |
dc.date.available | 2019-01-16T17:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Josemar Alves. Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. 2018. 154 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23912 | - |
dc.description.abstract | This work presents the studies carried out for the construction, drive, control, operation and analysis of the dynamic performance of a synchronous reluctance motor. Within this analysis is the mathematical modeling, comparative among some geometries for rotor construction design, software analysis of finite elements and experimental tests in bench are shown. A first-generation synchronous reluctance motor prototype (with modified rotor of a three-phase induction motor) and a second-generation (with transversely laminated rotor cageless) were built. To drive and control these motors, a drive prototype with vector control techniques is developed, with emphasis on the proposed vector control model called the Fast Response Reference Flow, where its practical results are presented. A comparison between synchronous reluctance motors and conventional three-phase induction motors of the same power, open-loop driven, is also presented. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motor síncrono a relutância | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Projeto de máquina a relutância | pt_BR |
dc.subject | Drive para motores síncronos a relutância | pt_BR |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Motores de relutância | pt_BR |
dc.subject | Reluctance machine design | pt_BR |
dc.subject | Synchronous reluctance motor | pt_BR |
dc.subject | Mathematical model | pt_BR |
dc.subject | Non-conventional motors | pt_BR |
dc.subject | Synchronous reluctance motor drive | pt_BR |
dc.title | Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction, drive, control and dynamic analysis performance of a synchronous reluctance motor | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Darizon Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0010205194816384 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Domingos, José Luis | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4279987574648370 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Avelar, Henrique José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5829897480786768 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Luciano Coutinho | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3372531394380706 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0283876707718262 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1025232999499749 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os estudos realizados para a construção, acionamento, controle, operação e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. Dentro desta análise está a modelagem matemática, comparativo entre algumas geometrias para construção do rotor, análise por software de elementos finitos e testes experimentais em bancada. Na sequência, construiu-se um protótipo de motor síncrono a relutância de primeira geração (com rotor modificado de um motor de indução trifásico) e outro de segunda geração (com rotor transversalmente laminado sem gaiola). Para acionamento e controle destes motores, um protótipo de drive dotado de técnicas de controle vetorial é desenvolvido, com um modelo de controle vetorial proposto chamado Fluxo de Referência de Rápida Resposta, onde seus resultados práticos são apresentados. Apresenta-se também um comparativo entre os motores síncronos a relutância e os motores de indução trifásicos convencionais de mesmo porte, acionados em malha aberta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 154 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.304 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | TESE - Engenharia Elétrica |
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MotorSincronoRelutancia.pdf | Construção, acionamento, controle e análise de desempenho dinâmico de um motor síncrono a relutância. | 8.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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