Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23858
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: "Longe de casa há mais de uma semana...!" - a associação entre a mudança de domicílio e o rendimento acadêmico dos universitários
Título(s) alternativo(s): "Away from home for more than a week...!" - the association between the change of domicile and the academic yield of university students
Autor(es): Ribeiro, Ester Machado
Primeiro orientador: Vilela, Marcus Sérgio Satto
Primeiro membro da banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo membro da banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a associação entre a mudança domiciliar e o rendimento acadêmico de discentes dos cursos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), oriundos de municípios ou regiões geográficas distintas de sua origem. Este estudo caracteriza-se pela abordagem quantitativa e descritiva, com análise dos dados por meio de cálculos estatísticos descritivos e o uso da técnica de análise de correspondência para a elaboração de mapas perceptuais. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por 21 (vinte e uma) questões, obtendo-se 432 questionários respondidos válidos, dentre uma população de 924 discentes matriculados. Os resultados de maneira geral apresentam que: (1) o CRA dos estudantes que mudaram de sua cidade (a mobilidade domiciliar) de origem para Ituiutaba não tende a ser diferente dos estudantes oriundos e domiciliados em Ituiutaba, ambos se enquadrando na categoria de um CRA Médio; (2) referente aos problemas psicológicos e/ou emocionais, os estudantes que mudaram de sua cidade de origem têm uma tendência a ter problemas psicológicos e/ou emocionais, enquanto os originais de Ituiutaba tendem a não ter problemas psicológicos e/ou emocionais; (3) o desempenho acadêmico no ensino médio tende a influenciar no CRA dos estudantes, por exemplo, as pessoas que tendem a ter um CRA Alto têm relação com um Ótimo desempenho acadêmico antes do ingresso na universidade.
Palavras-chave: Educação Superior
Mobilidade domiciliar
Rendimento acadêmico
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Ester Machado. "Longe de casa há mais de uma semana...!" - A associação entre a mudança de domicílio e o rendimento acadêmico dos Universitários. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23858
Data de defesa: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LongeCasaMais.pdfTCC558.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.