Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23858
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | "Longe de casa há mais de uma semana...!" - a associação entre a mudança de domicílio e o rendimento acadêmico dos universitários |
Alternate title (s): | "Away from home for more than a week...!" - the association between the change of domicile and the academic yield of university students |
Author: | Ribeiro, Ester Machado |
First Advisor: | Vilela, Marcus Sérgio Satto |
First member of the Committee: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Second member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Summary: | O objetivo desta pesquisa foi investigar a associação entre a mudança domiciliar e o rendimento acadêmico de discentes dos cursos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), oriundos de municípios ou regiões geográficas distintas de sua origem. Este estudo caracteriza-se pela abordagem quantitativa e descritiva, com análise dos dados por meio de cálculos estatísticos descritivos e o uso da técnica de análise de correspondência para a elaboração de mapas perceptuais. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por 21 (vinte e uma) questões, obtendo-se 432 questionários respondidos válidos, dentre uma população de 924 discentes matriculados. Os resultados de maneira geral apresentam que: (1) o CRA dos estudantes que mudaram de sua cidade (a mobilidade domiciliar) de origem para Ituiutaba não tende a ser diferente dos estudantes oriundos e domiciliados em Ituiutaba, ambos se enquadrando na categoria de um CRA Médio; (2) referente aos problemas psicológicos e/ou emocionais, os estudantes que mudaram de sua cidade de origem têm uma tendência a ter problemas psicológicos e/ou emocionais, enquanto os originais de Ituiutaba tendem a não ter problemas psicológicos e/ou emocionais; (3) o desempenho acadêmico no ensino médio tende a influenciar no CRA dos estudantes, por exemplo, as pessoas que tendem a ter um CRA Alto têm relação com um Ótimo desempenho acadêmico antes do ingresso na universidade. |
Keywords: | Educação Superior Mobilidade domiciliar Rendimento acadêmico |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | RIBEIRO, Ester Machado. "Longe de casa há mais de uma semana...!" - A associação entre a mudança de domicílio e o rendimento acadêmico dos Universitários. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23858 |
Date of defense: | 13-Dec-2018 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LongeCasaMais.pdf | TCC | 558.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.