Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23858| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | "Longe de casa há mais de uma semana...!" - a associação entre a mudança de domicílio e o rendimento acadêmico dos universitários |
| Título (s) alternativo (s): | "Away from home for more than a week...!" - the association between the change of domicile and the academic yield of university students |
| Autor: | Ribeiro, Ester Machado |
| Primer orientador: | Vilela, Marcus Sérgio Satto |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Marli Auxiliadora da |
| Segundo miembro de la banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
| Resumen: | O objetivo desta pesquisa foi investigar a associação entre a mudança domiciliar e o rendimento acadêmico de discentes dos cursos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), oriundos de municípios ou regiões geográficas distintas de sua origem. Este estudo caracteriza-se pela abordagem quantitativa e descritiva, com análise dos dados por meio de cálculos estatísticos descritivos e o uso da técnica de análise de correspondência para a elaboração de mapas perceptuais. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por 21 (vinte e uma) questões, obtendo-se 432 questionários respondidos válidos, dentre uma população de 924 discentes matriculados. Os resultados de maneira geral apresentam que: (1) o CRA dos estudantes que mudaram de sua cidade (a mobilidade domiciliar) de origem para Ituiutaba não tende a ser diferente dos estudantes oriundos e domiciliados em Ituiutaba, ambos se enquadrando na categoria de um CRA Médio; (2) referente aos problemas psicológicos e/ou emocionais, os estudantes que mudaram de sua cidade de origem têm uma tendência a ter problemas psicológicos e/ou emocionais, enquanto os originais de Ituiutaba tendem a não ter problemas psicológicos e/ou emocionais; (3) o desempenho acadêmico no ensino médio tende a influenciar no CRA dos estudantes, por exemplo, as pessoas que tendem a ter um CRA Alto têm relação com um Ótimo desempenho acadêmico antes do ingresso na universidade. |
| Palabras clave: | Educação Superior Mobilidade domiciliar Rendimento acadêmico |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | RIBEIRO, Ester Machado. "Longe de casa há mais de uma semana...!" - A associação entre a mudança de domicílio e o rendimento acadêmico dos Universitários. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23858 |
| Fecha de defensa: | 13-dic-2018 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LongeCasaMais.pdf | TCC | 558.9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
