Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23667
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Serviço Telefônico Fixo Comutado: Uma análise de desempenho das operadoras brasileiras sob a ótica da qualidade
Título(s) alternativo(s): Fixed Switched Telephone Service: A performance analysis of Brazilian operators from a quality perspective
Autor(es): Xavier, Bruna Regina Braga
Primeiro orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Pereira, Vinícius Silva
Segundo membro da banca: Sousa, Regis Michael dos Santos
Resumo: A diversificação de produtos e serviços e a competição entre empresas no mercado atual exige das organizações uma adaptação rápida a novos parâmetros e informações. Inserido nesse cenário, o Estado teve que se adequar às transformações, privatizando vários setores e criando agências reguladoras para manter a competição e o nível de qualidade de serviços/produtos produzidos por esses setores. O Setor de Telecomunicações foi um dos setores privatizados, onde o governo deixou de ser provedor de seus diversos serviços, transferindo essa atividade ao poder privado e passando a fiscalizar por meio de indicadores de qualidade, e regulamentar os serviços prestados pelas operadoras através da criação da ANATEL. Este presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do desempenho do período de junho de 2015 a outubro de 2018, dos serviços prestados pelas operadoras concessionárias e autorizadas do Serviço de Telefonia Fixa – STFC através da verificação dos resultados dos indicadores informados ao órgão regulador, sob a ótica da qualidade. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise quantitativa de dados de origem secundária, fornecidos pelo órgão regulador do setor. Obteve-se como resultados o percentual de cumprimento das principais operadoras de telefonia fixa no Brasil no período avaliado.
Palavras-chave: Análise de desempenho
Qualidade
Privatização
Telecomunicações
Telefonia fixa
ANATEL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: XAVIER, Bruna Regina Braga. Serviço Telefônico Fixo Comutado: Uma análise de desempenho das operadoras brasileiras sob a ótica da qualidade. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23667
Data de defesa: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ServiçoTelefônicoFixo.pdf566.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.