Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23667
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Serviço Telefônico Fixo Comutado: Uma análise de desempenho das operadoras brasileiras sob a ótica da qualidade
Título (s) alternativo (s): Fixed Switched Telephone Service: A performance analysis of Brazilian operators from a quality perspective
Autor: Xavier, Bruna Regina Braga
Primer orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primer miembro de la banca: Pereira, Vinícius Silva
Segundo miembro de la banca: Sousa, Regis Michael dos Santos
Resumen: A diversificação de produtos e serviços e a competição entre empresas no mercado atual exige das organizações uma adaptação rápida a novos parâmetros e informações. Inserido nesse cenário, o Estado teve que se adequar às transformações, privatizando vários setores e criando agências reguladoras para manter a competição e o nível de qualidade de serviços/produtos produzidos por esses setores. O Setor de Telecomunicações foi um dos setores privatizados, onde o governo deixou de ser provedor de seus diversos serviços, transferindo essa atividade ao poder privado e passando a fiscalizar por meio de indicadores de qualidade, e regulamentar os serviços prestados pelas operadoras através da criação da ANATEL. Este presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do desempenho do período de junho de 2015 a outubro de 2018, dos serviços prestados pelas operadoras concessionárias e autorizadas do Serviço de Telefonia Fixa – STFC através da verificação dos resultados dos indicadores informados ao órgão regulador, sob a ótica da qualidade. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise quantitativa de dados de origem secundária, fornecidos pelo órgão regulador do setor. Obteve-se como resultados o percentual de cumprimento das principais operadoras de telefonia fixa no Brasil no período avaliado.
Palabras clave: Análise de desempenho
Qualidade
Privatização
Telecomunicações
Telefonia fixa
ANATEL
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: XAVIER, Bruna Regina Braga. Serviço Telefônico Fixo Comutado: Uma análise de desempenho das operadoras brasileiras sob a ótica da qualidade. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23667
Fecha de defensa: 12-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ServiçoTelefônicoFixo.pdf566.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.