Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23372
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Experimental Analysis of Cold Work in an Overlap Joint of Aluminum Alloy for a Wing-to-wing Assembly |
Autor: | Rocha, Mellanie Nabak |
Primer orientador: | Reis, Ruham Pablo |
Primer coorientador: | Saad, Núbia dos Santos |
Tercer miembro de la banca: | Morais, Tobias Souza |
Resumen: | Cold work é uma ferramenta utilizada para o aumento da vida em fadiga de componentes aeronáuticos através da geração de tensão residual pelo encruamento de grãos na região de descontinuidades em uma peça. Formas tradicionais de cold work são aplicadas em larga escala na indústria aeronáutica, mas demandam tempo produtivo para sua execução. Estudos recentes apontam o cold work causado pelo próprio prendedor, com mudança de classe de furação em furos de juntas estruturais, como tendo resultado similar ou até mesmo superior que o do cold work tradicional. Desta forma, este experimento foi realizado utilizando Método de Elementos Finitos do software CATIA®, comparação bibliográfica e ciclagem de fadiga, visando comprovar o ganho de vida em fadiga esperado ao se aplicar o cold work em uma classe especial de furação, com pinos do tipo Pull-Stem em uma junta sobreposta – fidedigna à junção asa-asa de uma aeronave EMBRAER – em comparação com a mesma junta com pinos do tipo Hi-Lite. |
Abstract: | Cold work is a method used to increase the fatigue life in aeronautical components, through the residual stress creation. This is a result of grain hardening on the discontinuity area. Traditional cold work approaches are largely applied on aeronautical industry but demand excessive time to be completed. Recent studies have shown that the cold work caused by the fastener riveting, along with drilling class changes presented similar or superior results than the traditional cold work forms for structural joints. Therefore, this experiment was performed using Finite Element Model of software CATIA®, literature comparison, and fatigue cycling, to prove that cold work applied on a special drilling class with Pull-Stem pins in an overlap joint – similar to a wing-to-wing assembly of an EMBRAER aircraft – could result in the expected fatigue life improvement, in comparison to the same joint with Hi-Lite pins. |
Palabras clave: | Classe de furação Cold work Juntas Método de elementos finitos Tensão residual Vida em fadiga Drilling class Fatigue life Finite element model Joints Residual stress |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::ESTRUTURAS AEROESPACIAIS::FADIGA |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ROCHA, Mellanie Nabak. Experimental analysis of cold work in an overlap joint of aluminum alloy for a wing-to-wing assembly. 2018. 92 p. Final graduation thesis – (Undergraduate Program of Aeronautical Engineering) - Federal University of Uberlandia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23372 |
Fecha de defensa: | 1-dic-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExperimentalAnalysisColdwork.pdf | 6.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.