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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: Diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992).
Autor: Maia, João Gabriel
Primer orientador: Campo, Mônica Brincalepe
Primer miembro de la banca: Fonseca, Marcos Ranier Fonseca
Segundo miembro de la banca: Carneiro, Deivy Ferreira
Resumen: O seguinte trabalho tem o intuito de resgatar e discutir a relação entre o vídeo game e a violência na década de 1990, investigando a repercussão midiática e política do lançamento dos jogos Mortal Kombat (Midway Games Inc, Arcade, 1992), Night Trap (Digital Pictures, Sega CD, 1992) e Doom (Id. Software, MS DOS, 1993) em território norte-americano. A primeira metade da década supracitada foi marcada por inúmeras propostas do legislativo, em audiências públicas, para tratar da representação da violência em mídias como a televisão, o cinema e o vídeo game. Em conjunto, o debate da forte presença da mesma na sociedade estadounidense no que diz respeito à criminalidade e acesso a armas de fogo permeava os noticiários, discursos oficiais e argumentos em prol de regulamentação de tais produtos e obras formaram o cotidiano no poder legislativo. Amparando-me especialmente na interpretação de Douglas Kelnner e Henry Jenkins sobre o conceito de Cultura de Mídia e Convergência na sociedade contemporânea, e em trabalhos complementares como Karlsen (2014) e Hadzinsky (2014), busco constituir um repertório teórico metodológico para discutir as audiências conjuntas entre o judiciário e o comitê de assuntos governamentais do senado sobre tema da violência no vídeo game em 1993 e 1994, a partir da documentação gerada no ESRB – Entertainment Software Rating Board - Tal debate inicial busca elencar e problematizar as questões levantadas em encontros públicos, procurando mapear as razões elencadas, além de buscar quais são os grupos em disputa e quais seriam as demandas exigidas. Questionamos por que os jogos inspiraram esta discussão e o que a indústria em foco representava para a sociedade estadounidense até o aquele momento, problematizando, assim, duas questões em segundo momento: o que foi o vídeo game na década de 1990 e como se constituía a violência em tal mídia.
Palabras clave: Vídeo Game
Violência
Tecnologia
Cultura da Mídia
Interatividade
Cinema
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MAIA, João Gabriel. "A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992)". 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23329
Fecha de defensa: 10-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - História

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