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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23329
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: Diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992). |
Autor(es): | Maia, João Gabriel |
Primeiro orientador: | Campo, Mônica Brincalepe |
Primeiro membro da banca: | Fonseca, Marcos Ranier Fonseca |
Segundo membro da banca: | Carneiro, Deivy Ferreira |
Resumo: | O seguinte trabalho tem o intuito de resgatar e discutir a relação entre o vídeo game e a violência na década de 1990, investigando a repercussão midiática e política do lançamento dos jogos Mortal Kombat (Midway Games Inc, Arcade, 1992), Night Trap (Digital Pictures, Sega CD, 1992) e Doom (Id. Software, MS DOS, 1993) em território norte-americano. A primeira metade da década supracitada foi marcada por inúmeras propostas do legislativo, em audiências públicas, para tratar da representação da violência em mídias como a televisão, o cinema e o vídeo game. Em conjunto, o debate da forte presença da mesma na sociedade estadounidense no que diz respeito à criminalidade e acesso a armas de fogo permeava os noticiários, discursos oficiais e argumentos em prol de regulamentação de tais produtos e obras formaram o cotidiano no poder legislativo. Amparando-me especialmente na interpretação de Douglas Kelnner e Henry Jenkins sobre o conceito de Cultura de Mídia e Convergência na sociedade contemporânea, e em trabalhos complementares como Karlsen (2014) e Hadzinsky (2014), busco constituir um repertório teórico metodológico para discutir as audiências conjuntas entre o judiciário e o comitê de assuntos governamentais do senado sobre tema da violência no vídeo game em 1993 e 1994, a partir da documentação gerada no ESRB – Entertainment Software Rating Board - Tal debate inicial busca elencar e problematizar as questões levantadas em encontros públicos, procurando mapear as razões elencadas, além de buscar quais são os grupos em disputa e quais seriam as demandas exigidas. Questionamos por que os jogos inspiraram esta discussão e o que a indústria em foco representava para a sociedade estadounidense até o aquele momento, problematizando, assim, duas questões em segundo momento: o que foi o vídeo game na década de 1990 e como se constituía a violência em tal mídia. |
Palavras-chave: | Vídeo Game Violência Tecnologia Cultura da Mídia Interatividade Cinema |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MAIA, João Gabriel. "A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992)". 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23329 |
Data de defesa: | 10-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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