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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Maia, João Gabriel | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-14T19:09:23Z | - |
dc.date.available | 2018-12-14T19:09:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, João Gabriel. "A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992)". 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23329 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vídeo Game | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Cultura da Mídia | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | A violência e o vídeo game nos Estados Unidos: Diálogos entre mídias e o desenvolvimento tecnológico em Doom (1993), Mortal Kombat (1992) e Night Trap (1992). | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Marcos Ranier Fonseca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2333719105628673 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Deivy Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9694284160496941 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3261443369058440 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho tem o intuito de resgatar e discutir a relação entre o vídeo game e a violência na década de 1990, investigando a repercussão midiática e política do lançamento dos jogos Mortal Kombat (Midway Games Inc, Arcade, 1992), Night Trap (Digital Pictures, Sega CD, 1992) e Doom (Id. Software, MS DOS, 1993) em território norte-americano. A primeira metade da década supracitada foi marcada por inúmeras propostas do legislativo, em audiências públicas, para tratar da representação da violência em mídias como a televisão, o cinema e o vídeo game. Em conjunto, o debate da forte presença da mesma na sociedade estadounidense no que diz respeito à criminalidade e acesso a armas de fogo permeava os noticiários, discursos oficiais e argumentos em prol de regulamentação de tais produtos e obras formaram o cotidiano no poder legislativo. Amparando-me especialmente na interpretação de Douglas Kelnner e Henry Jenkins sobre o conceito de Cultura de Mídia e Convergência na sociedade contemporânea, e em trabalhos complementares como Karlsen (2014) e Hadzinsky (2014), busco constituir um repertório teórico metodológico para discutir as audiências conjuntas entre o judiciário e o comitê de assuntos governamentais do senado sobre tema da violência no vídeo game em 1993 e 1994, a partir da documentação gerada no ESRB – Entertainment Software Rating Board - Tal debate inicial busca elencar e problematizar as questões levantadas em encontros públicos, procurando mapear as razões elencadas, além de buscar quais são os grupos em disputa e quais seriam as demandas exigidas. Questionamos por que os jogos inspiraram esta discussão e o que a indústria em foco representava para a sociedade estadounidense até o aquele momento, problematizando, assim, duas questões em segundo momento: o que foi o vídeo game na década de 1990 e como se constituía a violência em tal mídia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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File | Description | Size | Format | |
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